Publicado em 29 Fevereiro 2016

Os millennials (geração Y) já nasceram conectados com o mundo virtual e a relação desses jovens e crianças com a tecnologia lançou o desafio para a escola de como utilizar os novos recursos em sala de aula. Dentro desse contexto, o Google for Education chega com conteúdo digital carregado de livros, vídeos, aplicativos educacionais e ferramentas, como o Google Sala de Aula, o Google Drive, o Google Calendar e o Google Hangouts, que são excelentes instrumentos para otimizar o aprendizado.

Já falamos por que as escolas estão buscando o Google for Education e também como melhorar a comunicação entre os pais e a escola. Hoje vamos mostrar como as ferramentas do Google for Education aumentam a interação e a comunicação entre escola e família dos estudantes.

Google Drive

O Google Drive permite que os alunos, pais e professores armazenem arquivos na nuvem, que funciona como uma espécie de computador virtual. Nele é possível também compartilhar arquivos e trabalhar em grupo, já que várias pessoas podem mexer no arquivo ao mesmo tempo e, portanto, estimula a colaboração.

A ferramenta serve para os professores compartilharem conteúdos com os estudantes, para os estudantes enviarem trabalhos para os professores e também para os pais encaminharem documentos para a escola. O Google Drive ajuda a aproximar a escola e a família, pois juntos podem estimular os estudantes a utilizarem o computador de forma mais responsável.

Google Sala de Aula

timthumb (1)O Google Sala de Aula funciona como uma central onde é possível criar turmas, distribuir tarefas, verificar quais alunos já entregaram e os que ainda estão produzindo os trabalhos escolares — o professor pode ainda enviar feedbacks online para os estudantes. O Google Sala de Aula contribui também para a economia com xerox e impressão, já que o envio dos trabalhos pode ser feito por meio do compartilhamento de arquivos no Google Drive ou anexados às tarefas. E o melhor de tudo é que todas essas funcionalidades são acessadas apenas com uma conta do Google for Education.

Google Agenda

Qual estudante já não pediu de presente para os pais uma agenda escolar com o desenho de seu super-herói, anime ou princesa preferidos e, no início, empolgado com o presente, usou muito, mas depois simplesmente esqueceu em um canto? O Google Agenda é uma solução para o abandono da agenda escolar, já que é interativa, envia lembretes e ainda permite o compartilhamento de agendas colaborativas: o professor pode compartilhar o calendário de provas com os estudantes ou das reuniões de pais e mestres com a família.

A escola e a família podem, mais uma vez, juntas, demonstrar aos jovens que estar em dia com seus compromissos é uma boa prática.

Google Hangouts

logo_hangouts_64pxEsta é a ferramenta de bate-papo do Google. Nela, os professores podem falar com os funcionários da escola, com a família do estudante, marcar videoconferências com a turma. Mas uma das suas principais vantagens é que ele facilita o trabalho em grupo, já que permite a conexão de vários estudantes e também o compartilhamento de tela entre eles.

O professor pode ainda experimentar marcar uma reunião com os pais via videoconferências, já que alguns não conseguem ir até a escola no horário comercial devido ao trabalho.

Google Sites

Os sites do Google não necessitam conhecimento de programação para criar páginas e postar textos. Essa ferramenta permite que qualquer membro da instituição publique conteúdo, seja boletins oficiais ou informativos, de forma que se torna um bom instrumento de comunicação entre a escola e a família.

Gostou das nossas dicas para melhorar a comunicação entre a escola e a família dos estudantes por meio das ferramentas do Google for Education? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o tema!

 

QI_CTA_GuiaIProfessores