Publicado em 16 outubro 2014

Com o intuito de aumentar o acesso à tecnologia e promover o aprendizado por meio de ferramentas digitais, a Google lançou recentemente uma loja virtual com aplicativos e ferramentas pedagógicas úteis para professores e alunos: a Google Play for Education. A iniciativa desse projeto se deve ao aumento do uso de smartphones e tablets por estudantes de todas as idades, principalmente crianças e adolescentes.

De olho na demanda educacional, a Google desenvolveu a Google Play for Education, uma loja virtual que disponibiliza aplicativos para facilitar o aprendizado das matérias escolares. E essa novidade também permite tanto aos professores como aos alunos acessarem vídeos, imagens e livros didáticos.

Como funciona

Na loja virtual, os educadores podem pesquisar softwares por categoria, nível de ensino, assunto, palavra-chave ou pelos padrões estabelecidos pelos estados americanos — Common Core State Standards Initiative, uma iniciativa para definir os padrões educacionais de ensino ao final de cada série.

O processo de compra é muito simples e fácil. Ao encontrar o aplicativo desejado no catálogo, basta fazer o download de um único programa ou comprar o pacote completo e instalá-lo instantaneamente em seu dispositivo móvel.

Programadores também podem acessar o sistema para enviar e publicar seus próprios aplicativos. Entretanto, antes de serem disponibilizados e colocados à venda, esses programas são devidamente testados, revisados e aprovados por uma rede de educadores e professores ligadas à Google.

Vantagens

De acordo com a Google, a principal vantagem desse pacote é sua mobilidade, uma vez que 100% do conteúdo acessado é salvo automaticamente em nuvem, o que possibilita o acesso a livros, e-mails, agendas, sites e documentos de qualquer lugar, a qualquer hora do dia e de qualquer tipo de dispositivo móvel.

Outro benefício destacado pela empresa de tecnologia é a possibilidade de uma maior interação e colaboração por parte dos envolvidos no processo. Aplicativos como o Google Docs permitem a colaboração fácil e rápida das partes em diversos tipos de tarefa. Com isso, grupos de alunos podem desenvolver trabalhos ou fazer redações de modo compartilhado, editando informações e fazendo alterações em tempo real.

Além disso, o Google Agenda possibilita uma melhor e mais rápida interação entre alunos e educadores, uma vez que mostra quando os mesmos estão on-line, facilitando o contato e a solução de dúvidas.

O site oficial dessa ferramenta já está no ar e o vídeo demonstrativo para seu uso em tablets pode ser bastante útil e bem motivador — ambos estão em inglês, mas já dão uma boa noção do funcionamento e das vantagens dessa revolucionária novidade. Não deixe de conferir.

E para se ter uma ideia da qualidade desse produto, a Google e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo já firmaram um acordo para sua implementação gratuita em mais de 5 mil escolas, o que atingirá mais de quatro milhões de estudantes e cerca de 300 mil professores e funcionários. Já é um bom começo, certo?

E então, você já conhecia essa pacote de possibilidades? Qual de suas vantagens chamou mais sua atenção? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e experiências conosco! E se quer saber ainda mais sobre os aplicativos disponibilizados com esse intuito educacional, confira esse nosso post mais detalhado sobre o assunto.

 

Fonte: appsforeducation

QI_CTA_GuiaIProfessores