Publicado em 24 setembro 2013

Fácil de criar, manter e com as características chave do G Suite como colaboração e armazenamento na nuvem: assim é visto o Google Sites por usuários corporativos e pessoais. Quais as vantagens de criar um site utilizando esse serviço e em quais casos seu uso é mais apropriado? Confira a seguir, as respostas para essas perguntas.

logo_sites_64pxÉ o serviço de desenvolvimento de sites do Google que permite a criação de websites simples, em HTML, que não exige um grande conhecimento em webdesign por possuir ferramentas intuitivas. Assim como outros serviços, oferece uma variedade de temas, além da capacidade de adicionar recursos extras do Google e outras opções de personalização.

 

  • Armazenamento na nuvem sem custos extras: Seu site criado no Google Sites utiliza o sistema Cloud Computing, trazendo mais segurança, flexibilidade e estabilidade para o seu site. Apesar de fazer uma grande diferença, este serviço de armazenamento não exige altos custos, sendo muitas vezes até mais baratos do que servidores locais.

  • Não é necessário ter conhecimentos em programação: É possível criar, realizar a manutenção, colaborar entre vários recursos do Google em seu Google Site, tornando possível a qualquer pessoa colaborar dentro deste ambiente virtual.

  • Tecnologia de pesquisa Google dentro do seu site: O mecanismo de busca interna do Google Sites utiliza o mecanismo de busca do Google que conhecemos, tornando os resultados de sua pesquisa precisos e rápidos.

  • Compartilhamento de arquivos: O Google Sites permite o compartilhamento de vários formatos de documentos, além de recursos como Agenda, Planilhas, Apresentações, Docs e outros.

 

[title type=”h2″ color=”red”]Quando é utilizado:[/title]

O Google Sites geralmente é utilizando em intranets empresariais e educacionais, pois:

 

  • É ideal para projetos: as pessoas com as quais o site é compartilhado podem colaborar em tempo real, visualizar agendas, acessar de qualquer dispositivo, a qualquer hora, em qualquer lugar. Isso aumenta a produtividade da equipe, deixando-a por dentro das novidades e possibilitando respostas rápidas. Esse conjunto otimiza o prazo dos projetos e a comunicação dos participantes.

  • Ajuda na comunicação entre alunos e professores: no ambiente do site é possível compartilhar materiais vistos em aulas, criar debates e esclarecer dúvidas, permitindo o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

  • As opções de compartilhamento são personalizáveis – Você escolhe as pessoas ou equipes que participarão do site. Também é possível escolher quais delas podem visualizar, editar e comentar no site, tornando o ambiente altamente seguro e organizado.

Para quem entende e precisa mexer na programação, talvez o Google Sites ainda não seja o serviço ideal, uma vez que estes recursos de edições ainda não estão disponíveis no site.

Porém, o Google inova constantemente seus serviços e é provável que issto mude em pouco tempo. Os recursos do Sites oferecem comunicação rápida, acessível e personalizada para instituições que procuram melhorar seus serviços com a ajuda da mais alta tecnologia do mercado.