Publicado em 20 Janeiro 2015

Têm vezes que parece difícil conciliar tudo, não é? Trabalhos, estudos, simulados: tudo com data e horário marcados. Para manter tudo isso devidamente organizado, não é só possível como recomendável utilizar toda tecnologia disponível. Afinal de contas, essas inovações não servem para que possamos deixar tarefas burocráticas de lado para nos concentrarmos em nosso real potencial? Então aproveitemos!

Um dos principais produtos do Google, o Google Agenda, serve exatamente para ajudar o usuário a organizar seus compromissos e suas tarefas de forma super fácil e intuitiva. Por meio dele é possível marcar os mais diversos eventos dentro do calendário e aproveitar algumas funcionalidades a mais. Especialmente para os estudantes é uma excelente ferramenta, já que é possível deixar ali marcado todas as datas de provas, de entregas de trabalhos, de encontros de estudo e vários outros compromissos estudantis.

Que tal então conferir algumas das principais funcionalidades do Google Agenda para entender como elas realmente farão a diferença na organização da sua vida escolar? Dê só uma olhadinha:

Convide amigos do grupo

Se você utiliza o Google Agenda para organizar apenas seus próprios compromissos, não está usando todo o potencial da ferramenta! O Google Agenda permite que você inclua outras pessoas em um evento, de forma que todos os envolvidos passam a ficar constantemente atualizados sobre as informações referentes a ele.

Já precisou combinar uma reunião com colegas de grupo para discutir um trabalho da escola, mas quis evitar os muitos contatos via telefone ou e-mail? Em alguns casos, é preciso remarcar o horário ou mudar o local da reunião diversas vezes, até que se perca a paciência, não é verdade? Aí fica ainda mais complicado. Pois usando o Google Agenda toda essa comunicação desnecessária é eliminada. Quando o horário ou qualquer outra informação do evento é alterada, todos os envolvidos são notificados e as agendas de cada um são sincronizadas, refletindo automaticamente essas mudanças.

Parece complexo? Mas não é! Para fazer isso, basta inserir os endereços de e-mail de seus colegas de grupo ao criar o compromisso. A partir daí, o Google Agenda os notificará, convidando-os para o evento. Em seguida, você receberá notificações caso eles aceitem ou recusem o convite e assim por diante. E tudo isso é feito de forma automática! Não facilita bastante?

Inclua arquivos e documentos

Dando continuidade ao exemplo anterior, vamos supor que a tal reunião do grupo servirá para discutir os detalhes da entrega de algum trabalho importante de fim de semestre. Para evitar que cada participante traga uma versão diferente do projeto em questão, comprometendo a organização do encontro, é possível aproveitar uma funcionalidade extra do Google Agenda que permite que você anexe arquivos, tanto do computador quanto do Google Drive, a qualquer evento. Dessa maneira, o documento passa a ficar acessível a todos os participantes do compromisso.

Para ativar esse recurso extra, é preciso acessar o Google Agenda Labs, a seção onde ficam os recursos ainda em fase beta pelo Google. Basta clicar no ícone de engrenagem, do lado direito, depois selecionando o Labs e ativando os anexos para eventos. Aí é só salvar! A partir desse momento você sempre poderá incluir anexos aos seus compromissos. Os arquivos inseridos no evento serão acessíveis a todos os usuários convidados, tornando todo o processo ainda mais conveniente e simplificado.

Integre a agenda com suas tarefas

Outro produto Google que oferece um excelente ganho de produtividade para estudantes é o Google Tarefas. Nele pode-se listar tudo o que é preciso fazer, de forma organizada, sendo possível, depois, marcar o que já foi resolvido. O Google Tarefas possui uma integração muito eficiente com o Google Agenda. Já pensou se você descobre que tem um trabalho para fazer bem em um dia cheio de tarefas acumuladas?

Para evitar problemas como esse, basta ativar a integração do Google Tarefas com o Google Agenda. Na visão padrão do Agenda, basta olhar para o lado esquerdo, na lista das suas agendas, e clicar nas tarefas, exibindo, assim, todas as suas atividades na versão calendário. Para desativar a funcionalidade, basta clicar novamente, desfazendo o mesmo caminho.

Desenho sem título (13)

 

Google Agenda é uma poderosa ferramenta de produtividade que todo estudante deve utilizar, pois organiza e poupa tempo, de forma a otimizar os processos e evitar redundâncias e falhas na comunicação. Parece bastante útil, não é verdade?

Agora comente aqui e nos conte de que formas você pretende usar os aplicativos Google para ajudar em seus estudos! Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe-as conosco e participe!

x.3 QI_CTA_GuiaIProfessores