Publicado em 20 junho 2018

Em março deste ano, a Google anunciou vários novos recursos para ajudar os clientes do G Suite a se manterem protegidos. Um exemplo desses recursos é o novo controle de proteção de conteúdo confidencial nos Drives de Equipe, que serão lançados em todos os domínios do G Suite Business, G Suite Enterprise, G Suite for Education e G Suite para organizações sem fins lucrativos.

Os controles do administrador começarão a ser implantados em todos os domínios hoje. Os controles do usuário final serão lançados nos domínios com lançamento rápido em uma semana e nos com lançamento agendado em três semanas. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas no Google Drive na Web (drive.google.com). Veja mais detalhes abaixo.

Configurações do usuário para proteger arquivos em um Drive de equipe

Esse recurso permite que os usuários* modifiquem as configurações de qualquer Drive de equipe para especificar se os arquivos podem ser:

  • compartilhados com usuários que não estão no domínio;
  • compartilhados com usuários que não são membros do Drive de equipe;
  • acessados por download, copiados ou impressos por comentaristas e leitores.

*Para modificar essas configurações, os usuários precisam (1) estar no mesmo domínio do Drive de equipe e (2) ter acesso total ao Drive de equipe.

 Configurações padrão controladas pelo administrador para os novos Drives de equipe de uma organização

Para proteger informações confidenciais em várias organizações, os administradores do G Suite podem definir configurações padrão para os Drives de equipe recém-criados nos domínios ou nas unidades organizacionais. Nenhuma dessas proteções será ativada por padrão. É possível definir configurações padrão nos Drives de equipe para impedir que:

  • membros com acesso total modifiquem as configurações;
  • os usuários da sua organização criem Drives de equipe;
  • pessoas fora do domínio acessem os arquivos;
  • não membros acessem os arquivos;
  • comentaristas e leitores façam o download, a cópia e a impressão dos arquivos.

Se a opção Impedir que membros com acesso total modifiquem as configurações do Drive de equipe não estiver marcada, os membros com acesso total poderão alterar as configurações padrão de um Drive de equipe.

 

Informações adicionais sobre as configurações de proteção

  • Os administradores do G Suite podem modificar as configurações de qualquer Drive de equipe no domínio. Para saber como fazer isso, acesse a Central de Ajuda.
  • Se as proteções do Drive de equipe forem mais restritivas que as do documento, as proteções do Drive de equipe terão precedência. Por isso, alguns usuários podem perder o acesso aos documentos quando as configurações do Drive de equipe estão em vigor.
  • Se um documento com proteções mais restritivas for colocado em um Drive de equipe com proteções menos restritivas, as proteções originais do documento ainda serão aplicáveis. As restrições do documento permanecerão em vigor, a menos que sejam alteradas ou removidas.
  • As proteções de um Drive de equipe só serão aplicáveis a um documento enquanto ele estiver nesse Drive de equipe. Se o documento for movido para outro local, as proteções do Drive de equipe não serão mais aplicáveis. As proteções em vigor antes de o documento ser colocado em um Drive de equipe ainda serão aplicáveis.
  • Consulte a Central de Ajuda da Google para ver mais detalhes sobre a aplicação das proteções de documentos e do Drive de equipe em cenários específicos.

Para reduzir o vazamento não intencional de dados, a Google recomenda que os administradores do G Suite comecem a usar essas configurações nos domínios hoje mesmo. Inicialmente, os controles estarão disponíveis apenas no Google Drive na Web (drive.google.com). Para mais informações sobre os Drives de equipe, acesse a Central de Ajuda e o Centro de aprendizagem.

Detalhes do lançamento

Configurações do Admin console:

  • Lançamento rápido e agendado a partir de 30 de maio


Configurações do usuário:

  • Lançamento rápido a partir de 4 de junho
  • Lançamento agendado a partir de 18 de junho


Edições:

Disponível apenas para as edições G Suite Business, G Suite Enterprise, G Suite for Education e G Suite para organizações sem fins lucrativos.

Opções de lançamento:

Lançamento completo (de um a três dias para a visibilidade do recurso)

Dúvidas na configuração? A Qi Network pode te ajudar, basta entrar em contato conosco!

Veja o artigo original clicando aqui.