Publicado em 16 setembro 2014

A supremacia do papel está com seus dias contados quando o assunto é melhorar as tarefas diárias da sua escola. A internet e as diversas ferramentas que ela tem a oferecer estão transformando o mundo. E essa mudança traz agilidade, integração e uma maior segurança para os conteúdos produzidos.

Mesmo diante desse cenário promissor, que, na verdade, já é real, muitas escolas ainda não aderiram às novas práticas digitais. Para deixar você por dentro de como sua rotina pode ser afetada positivamente com essas facilidades, veja quatro tarefas que toda escola precisa informatizar já!

Controle financeiro

Foi-se o tempo em que a gestão financeira de uma escola era feita em livros de registro de capa dura. Atualmente, existem inúmeras soluções que ajudam a desenvolver todo o processo: desde as planilhas de controle padrão até a emissão de boletos e sua integração com os bancos. Tanto as finanças internas da escola quanto o controle das mensalidades dos alunos podem ser registrados, geridos e administrados online. Muito mais prático, certo?

Registro de frequência

Nada de folhas de frequência com minúsculos quadradinhos a serem preenchidos à mão. Agora, os educadores já podem preencher esses dados em qualquer dispositivo — notebooks, tablets ou até mesmo celulares —, basta que a escola crie planilhas específicas para cada turma e disponibilize o acesso, por meio de um compartilhamento simples, aos respectivos professores. O registro dos dados pode ser feito a qualquer momento, e, além de salvo imediatamente, já fica visível para a coordenação em tempo real. Com uma planilha digital, o responsável pode incluir quaisquer observações que julgar pertinentes — se o aluno chegou atrasado, por exemplo — em um campo específico. Se fosse feito no papel, seria inviável que esse registro contivesse tantos dados. Outra grande vantagem é que o professor finalmente deixa de ter que carregar aquele bando de listas, uma para cada classe na qual ministra aulas, para lá e para cá. E isso tudo se converte em mais rapidez, menos peso e menor desgaste para o profissional.

Calendário escolar

O calendário escolar é muito importante para qualquer instituição de ensino. Normalmente, engloba datas festivas, reuniões de pais, conselhos de classe, possíveis palestras e eventos culturais, dentre outras atividades. Usando uma agenda virtual, todos os interessados — pais, alunos, professores e funcionários — podem ficar cientes do que acontecerá durante o ano letivo. E mais: podem receber lembretes dos eventos por e-mail e até adicionar as datas em suas agendas pessoais de forma automática. Com um calendário online ficou muito mais simples gerenciar todas as datas importantes e comunicá-las aos interessados.

Anotações pedagógicas

Se você é professor sabe que, para aprimorar sua didática e até mesmo auxiliar individualmente alunos com mais dificuldade, é preciso fazer algumas anotações referentes às aulas, ao aproveitamento dos alunos e outras notas que considerar relevantes. Agora imagine carregar uma enorme agenda de papel, ou mesmo um caderno, para registrar tudo isso. Até aí nenhum problema avassalador. Mas imagine no final do ano: aquele caderno repleto de informações sobre os mais variados assuntos e alunos… Como será que você vai conseguir encontrar um item no meio de tanto conteúdo? Será que vale a pena continuar carregando todo esse peso? Em quantas turmas ou escolas você dá aulas?

Por aí já fica fácil entender que não há nada como criar pastas totalmente online para suas anotações pedagógicas! É possível ter uma pasta para cada ano letivo, cada turma, e editar o documento conforme sua criatividade, organização e necessidade permitirem. O melhor desse processo de migração do papel para o digital é a facilidade com a qual você pode fazer buscas por termos específicos ou aproximados, ou pelos nomes dos alunos, por data, como preferir, até encontrar a informação que deseja.

Não bastasse a possibilidade de criar, editar e gerenciar todas essas atividades online, é preciso lembrar que elas podem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar, mesmo que você não esteja em seu computador. Diante desse universo de possibilidades, talvez seja estabelecida a lei do melhor — e não do menor — esforço: use sua energia para produzir e criar e pare de gastar tempo com funções que podem ser otimizadas para aumentar sua produtividade.

Qual dessas inovações você, professor, acha que vai ser mais útil no seu dia a dia? Ficou ainda alguma dúvida? Comente e participe da conversa!

QI_CTA_GuiaIProfessores