Publicado em 7 dezembro 2017

Se você tem dificuldade de gerenciar projetos e dados da organização e acha muito complexos alguns sistemas de TI disponíveis para isso, vai gostar da ferramenta Google Cloud Search.

Com ela o usuário pode localizar arquivos, pessoas, organizar agenda e trabalhar de forma colaborativa com outros funcionários.

Neste post explicamos o que é o Google Cloud Search, seus benefícios e dicas de como pode ser usado. Boa leitura!

O que significa Google Cloud Search?

O Google Cloud Search é como se fosse a pesquisa comum do Google, porém, ela é realizada no conteúdo da organização no G Suite. Dessa forma, a ferramenta ajuda com informações úteis e recomendações para o dia a dia de trabalho.

Quando o usuário acessar a ferramenta em seu dispositivo, verá as informações relevantes da organização em cards de assistência (assist cards), que o ajudarão a encontrar os dados certos quando precisar. Para isso, o Google Cloud Search faz uso da tecnologia de inteligência artificial para que os cartões ajudem o usuário a se preparar para uma reunião ou ainda sugerir arquivos úteis e que precisam da atenção dele.

Além da busca de informações, o recurso também permite buscar por pessoas listadas no diretório da organização. Dessa forma, é possível visualizar detalhes de contatos e até mesmo eventos agendados.

O Google Cloud Search considera a privacidade e segurança dos dados muito importante. A ferramenta respeita os arquivos de permissão do G Suite para que os usuários só pesquisem aquilo a quem têm acesso. Isso possibilita que informações como política de férias possam ser vistas por todos, mas os projetos de cada time só serão visíveis para os seus integrantes.

Quais são os benefícios do Google Cloud Search?

A utilização do G Suite em combinação com o Google Cloud Search proporciona muitos benefícios para a organização. Veja quais são:

Acesso em qualquer lugar

O usuário pode acessar a ferramenta do seu celular ou notebook a qualquer momento, podendo responder a uma convocação de reunião urgente de qualquer lugar. Se o usuário precisou sair mais cedo do trabalho ou mesmo não conseguiu terminar de redigir algum documento, com o Cloud Search ele pode voltar a trabalhar nesses arquivos inacabados em casa.

Colaboração aprimorada

Utilizando o compartilhamento de documentos, contatos e e-mail, há a possibilidade de a organização montar um esquema de abertura de chamados internos sem a necessidade de adquirir ou desenvolver um sistema específico para isso.

Eficiência de trabalho

O uso da ferramenta proporciona agilidade na realização das tarefas diárias por vários motivos. Um deles é que o usuário pode encontrar as informações que precisa em um único lugar, além de buscar com palavras-chave sem precisar acessar cada diretório de arquivos da organização separadamente.

Outro fator que torna a realização das tarefas diárias eficiente é o compartilhamento de arquivos e a possibilidade de trabalho em conjunto simultaneamente.

Quais os possíveis usos do Google Cloud Search?

Se o usuário tem uma reunião agendada em breve, ele pode usar o Cloud Search para atualizar detalhes das reuniões, que serão sincronizados com o Google Agenda. Além disso, pode participar da reunião por vídeochamada ou, se precisar cancelar a presença, é possível avisar o restante dos participantes diretamente do card de assistência.

No caso de o usuário precisar pesquisar no G Suite tudo que é relacionado a uma determinada pessoa, com o Cloud Search ele pode encontrar um card de perfil com as informações de contato e até mesmo os trabalhos, projetos e times em que o usuário está colaborando com a pessoa pesquisada.

Deu para notar que o Google Cloud Search é uma ferramenta pensada nas organizações para facilitar o dia a dia de trabalho de seus funcionários. Qualquer empresa que possui licenças G Suite Business pode usar o Google Cloud Search e melhorar a produtividade de toda a equipe.

Gostou do post e quer saber sobre outras ferramentas que o Google disponibiliza? Então leia este post sobre o Google App Maker e fique por dentro do assunto!

QI_CTA_CloudComputing