Publicado em 20 novembro 2013

Trabalhar num local agradável, onde os funcionários sintam-se bem, motivados, satisfeitos e tenham boas condições de exercer suas funções, é o que todos buscam quando entram no mercado.

A saúde e o bem-estar da equipe de trabalho são aspectos fundamentais no processo de produtividade e desempenho de uma empresa. Os funcionários são órgãos vitais no dia a dia e nos projetos desenvolvidos ao longo da jornada de trabalho.

Por isso, é importante que a empresa esteja disposta a entender as necessidades de cada integrante da equipe. Cada um tem seu ritmo, suas técnicas de trabalho e seus limites. A seguir, veja algumas dicas sobre como lidar de forma eficiente com sua equipe.

  • Faça com que cada pessoa entenda o significado de seu trabalho: mostrar a um funcionário o significado de seu trabalho pode estimulá-lo e aumentar a qualidade de seu serviço. Mostre os resultados e o impacto do trabalho de cada um dentro da empresa, isso traz mais motivação do que simplesmente dizê-lo o que deve fazer.
  • Esteja aberto a novas ideias: de preferência, tenha um programa de melhorias específico para novas ideias. Isso estimula os funcionários a serem mais participativos na empresa, além de melhorar sua empresa, tanto para quem dá a sugestão quanto para os demais colaboradores. Naturalmente, isso influencia no resultado final.
  • Saiba qual o momento de parar: os prazos são curtos, o comprometimento é fundamental e todos nós sabemos disso. Mas quem trabalha sob pressão o tempo inteiro chega em um momento que a produção torna-se impossível. Além do mais, trabalhar num clima ruim é altamente prejudicial à saúde.
  • Recompense: esta também é uma boa oportunidade de ter um programa específico de gratificação para aqueles que trouxerem algo novo, que influencie positivamente nos resultados da empresa. Um prêmio de fim de ano ou de destaque ao fim do projeto são bons exemplos disso.
  • Elogie: existe algo muito mais sutil do que uma premiação, mas que traz um bom sentimento da mesma forma e influencia no andamento do trabalho a curto prazo: o reconhecimento. Não deixe de pontuar a importância das boas atitudes que uma pessoa tem tomado. O feedback é importante para a continuação do trabalho.
  • Critique com motivação: trazer uma crítica de forma delicada, junto a um “eu sei que você consegue fazer melhor” tira o peso de um feedback ruim. Isto só traz coisas boas: você não destrói a autoestima de uma pessoa e ainda motiva sua melhora.
  • O bom relacionamento também é uma habilidade: não se apegue apenas ao bom currículo. Tratar o próximo com respeito deve ser um pré-requisito de emprego. Ter uma pessoa que age de forma grosseira e não se preocupa com o trabalho (e os sentimentos) dos demais só vai prejudicar a equipe inteira, e consequentemente a qualidade do trabalho.
  • Estimule o amor ao próximo: nas reuniões e até mesmo no dia-a-dia, crie ações e dinâmicas de grupo que estimulem as relações interpessoais. Um jogo que envolva abraços, um lembrete divertido dos aniversários de cada um são exemplos de como fazer a equipe lembrar de que os sentimentos são a base de qualquer sucesso.

Imerso neste ambiente favorável ao bom relacionamento, o desempenho  e a comunicação como um todo na corporação só tendem a melhorar, e o maior beneficiado é a própria empresa que, sustentada por estes pilares, ganha o respeito e a vontade do empregado em se manter e dedicar na função diária.

 

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO