Publicado em 21 outubro 2015

Durante o mês de abril de 2015, foi realizada uma pesquisa quantitativa que visava identificar o impacto do uso das ferramentas do G Suite para Educação (GAFE) no dia a dia do professor da Escola Estadual Professor Nestor de Camargo (Baruerí, SP) e como esse impacto reflete no processo de aprendizagem dos alunos.

A pesquisa foi aplicada através de um Fomulário Google disponível na Internet e teve como foco principal três perguntas básicas, definidas abaixo:

  • Os alunos da escola ficaram mais interessados na aula após a adoção por parte do professor da ferramenta GAFE?
  • O uso da ferramenta GAFE facilitou o processo de aprendizagem do aluno?
  • O professor, após adotar a ferramenta GAFE, teve mais tempo livre para se dedicar a outras tarefas?

Nas próximas páginas serão apresentadas as respostas para as perguntas definidas na metodologia. Lembrando que a mesma pergunta foi feita para cada ferramenta GAFE: Formulários Google, Google Drive, Google Sala de aula, Documentos Google, Apresentações Google, Google Agenda e Google Hangout.

Avaliação Geral das Ferramentas Google

*Esta avaliação foi obtida através da média resultante nas questões para cada ferramenta GAFE.

“Depois que eu passei a usar as ferramentas GAFE em sala de aula, senti que meus alunos ficaram mais interessados nas aulas.”

graf 1

 

“Depois que eu passei a usar ferramentas GAFE em sala de aula, senti que meus alunos absorveram melhor o conteúdo das aulas.”

grafico 2

 

“Depois que eu passei a usar ferramentas GAFE em sala de aula, senti que economizei tempo no meu dia a dia.”

graf 3

Conclusão

A análise cruzada da pesquisa mostra como os aplicativos Google realmente fazem toda diferença dentro de sala de aula, tanto para os alunos quanto para os professores. Otimizando o tempo dos professores e melhorando a experiência de aprendizado dos alunos.

 

QI_CTA_GuiaIProfessores