Quais são os tipos de Google Groups para empresas?

O Google Groups é uma das principais plataformas de gerenciamento de comunidades da internet, certamente a mais indicada para o ambiente corporativo. Isso porque ela tem uma interface simples de usar e, ao mesmo tempo, conta com múltiplas funcionalidades, sendo vários os tipos de grupos passíveis de criação. A plataforma reúne 4 opções diferentes, cada uma com funcionalidades bastante específicas: lista de e-mails, fórum da web, fórum de perguntas e respostas e caixa de entrada de colaboração. Quer saber as diferenças entre esses tipos? Então leia nosso post a seguir e saiba direitinho como o Google Groups para empresas pode impulsionar a comunicação do seu negócio:

Lista de e-mails

Listas de discussão por e-mail foram bastante usadas no período de popularização da internet. E a verdade é que esse sistema é relevante até hoje, já que deixa os participantes focarem apenas na conversa em si. A lista de e-mails consiste, basicamente, em um fórum de discussão por meio do qual as mensagens são recebidas e enviadas pela caixa de entrada.

Ao criar um grupo no Google Groups do tipo lista de e-mails, tudo ficará configurado da forma adequada para que aquela comunidade consiga funcionar perfeitamente utilizando somente o e-mail. A interface web servirá para que todos possam acompanhar as discussões realizadas pelas mensagens, realizar buscas e interagir. A forma primária de uso é via e-mail e tem plena conexão com o Gmail. Nas configurações é possível restringir o acesso ao grupo apenas para membros da empresa, com e-mail corporativo.

Fórum da web

O foco de um grupo fórum da web está em ser usado primariamente a partir da interface gráfica, pelo navegador da internet. Em um grupo desse tipo, o usuário interage em um ambiente similar aos fóruns de discussões convencionais da web.

O principal destaque dessa modalidade está nas ferramentas de moderação, que permitem o controle sobre o que é publicado por ali e sobre seus membros. Esse é o tipo de grupo ideal para organizar debates sobre temas diversos no ambiente corporativo. Apesar de ser diferente da lista de e-mails, também é possível receber mensagens de um fórum da web por e-mail. Para isso basta ativar as notificações, que enviam uma mensagem sempre que novas respostas são postadas no fórum.

Perguntas e respostas

Ideal para proporcionar ao público a chance de tirar dúvidas e fazer perguntas, o formato de fórum de perguntas e respostas conta com funcionalidades especiais para facilitar a troca de informações, sendo a principal delas a possibilidade de marcar tópicos como resolvidos, determinando que a pergunta feita ali foi devidamente respondida com sucesso.

Além disso, os usuários podem avaliar os tópicos e organizá-los em diferentes categorias para que fique ainda mais fácil consultar as informações postadas na interface. Esse formato é ideal para esclarecer dúvidas, solicitar suporte ou qualquer outra situação que exija resolução por meio de muitas interações.

Caixa de entrada colaborativa

Um grupo do tipo caixa de entrada de colaboração funciona como uma ferramenta de organização e produtividade para uma equipe. Essa alternativa funciona basicamente como uma lista compartilhada de tarefas em que os membros podem designar demandas uns para os outros e comentar o andamento das tarefas.

Essa espécie de grupo também permite interações via e-mail. Assim, um líder pode enviar uma demanda para a lista por correio eletrônico e ter essa tarefa rapidamente absorvida pela equipe por meio do grupo. A organização de informações conta com bons recursos, que permitem filtrar por tópico e status.

Quer saber mais sobre como o Google Groups para empresas pode trazer praticidade para seu negócio? Então acesse o nosso site, entre em contato e descubra!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.