Publicado em 26 Maio 2015

É seguro afirmar que, atualmente, quase todo estudante está envolvido com as mais diversas tecnologias praticamente o dia inteiro, não é mesmo? No entanto, esse envolvimento nem sempre é feito da forma mais adequada e proveitosa! E é por isso que é mais que preciso orientar e incentivar os jovens a lidarem com essas ferramentas de uma forma consciente e responsável, fazendo com que elas sejam vistas não somente como métodos de entretenimento, mas também como formas de agregar conhecimento. E é sobre esse assunto que falaremos no artigo de hoje, mostrando aos educadores qual é a importância de orientar seus alunos nesse sentido. Curioso? Então confira:

Tecnologias dentro e fora da sala

Independentemente se dentro ou fora do ambiente escolar, é crucial que se saiba das vantagens e desvantagens de acessar conteúdos a partir de múltiplas tecnologias, afinal, são diversas as atividades que podem ser desenvolvidas com resultados de qualidade, desde que se saiba as fontes ideais de pesquisa.

Atividades avaliativas

O professor pode incentivar a busca, o planejamento e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, projetos e trabalhos tanto dentro quanto fora da sala de aula, com o uso de computadores e tablets. Pode-se, ainda, planejar discussões em grupos sobre temas variados, cuja busca de argumentos se dê com a pesquisa de conteúdos a partir dessas tecnologias. Já não é infinitamente mais produtivo do que ler fofocas ou jogar joguinhos de violência?

Preocupação com a exposição

Uma das maiores preocupações sobre o uso inconsciente da tecnologia, principalmente em relação à utilização das redes sociais, é com a exibição da imagem na rede. O professor, representando uma pessoa de confiança, que mantém contato diário com os alunos e que é considerado uma referência importante, deve educar e instruir os jovens em relação às necessidades de cuidar da exposição da imagem no ambiente digital. Isso inclui a divulgação de fotos de maneira responsável e cuidadosa.

Os alunos devem ser lembrados de que uma das características da divulgação de informações em rede é que, uma vez realizadas, não se tem controle sobre sua abrangência. Além disso, deve-se começar a introduzir informações sobre a utilização de perfis em redes sociais como fonte de busca de estágios e empregos, o que exige ainda maior atenção em relação à exposição da imagem.

Confiança dos conteúdos

Outra grande questão sobre o uso de recursos tecnológicos é relativo à qualidade das fontes de pesquisa, já que nem sempre as informações encontradas são válidas e confiáveis. Obviamente ter um olho clínico, avaliando criticamente informações e dados como sendo verdadeiros, depende de experiência e da malícia do usuário, o que, muitas vezes, ainda não é característico de jovens estudantes. Por isso, ajudá-los nesse sentido também é fundamental.

Assim, dentro de sala de aula, informe-os sobre conteúdos confiáveis, sites que devem ser evitados e dicas sobre como considerar ou não uma informação. Textos que contêm citações da fonte original, por exemplo, geralmente são mais confiáveis, enquanto sites colaborativos, como a Wikipédia, precisam ser cautelosamente analisados.

Cuidado com a comunicação

Uma questão que é tão importante quanto o cuidado com a exposição da imagem é a comunicação digital. Como docente, invista em discussões sobre a importância do fornecimento de dados com responsabilidade, uma vez que se torna reduzida a possibilidade de controlar o destino das informações disponibilizadas em rede. Repasse a lição de que é melhor prevenir do que remediar!

Linguagem de acordo com o meio

O que tem sido muito comum, devido à extensa utilização de recursos digitais, é a transposição da linguagem digital — geralmente com termos abreviados e escritos de forma diferente do padrão formal da língua portuguesa —, à linguagem escrita formal. O professor deve ressaltar que, embora seja útil a utilização de recursos tecnológicos, deve-se sempre ficar atento em relação à adequação das formas de comunicação em rede e durante a realização de provas ou até mesmo na comunicação formal em geral.

Nesse contexto, para todos os conteúdos acessados dentro da sala de aula, é importante que se conta com a presença do professor junto aos alunos, sempre com a intenção de auxiliar e contribuir para a busca de qualidade no ensino. Participe do dia a dia tecnológico de seus estudantes e os ajude na busca por uma maior cidadania digital, com responsabilidade e consciência plena!

E você, como acha que é possível incentivar seus alunos a utilizarem os recursos tecnológicos de forma cada vez mais responsável? Já inclui esse tópico em suas aulas? Com que perspectiva? Comente aqui e nos conte sobre suas experiências!

QI_CTA_GuiaIProfessores