Publicado em 22 junho 2016

As novas tecnologias vêm avançando a cada dia em nossa rotina, em nosso trabalho e em nosso dia a dia. Sendo assim, nada mais justo que a educação passar por um processo de ampliação de horizontes e utilizá-las também.

É o que está ocorrendo com as revoluções educacionais por meio da computação na nuvem. Mas o que ela é? Como beneficia os alunos e os professores? Saiba tudo isso e muito mais no nosso post de hoje!

O que é computação na nuvem?

A computação na nuvem consiste no armazenamento de dados de forma remota. O uso de programas que habitualmente necessitavam de hardware para armazenamento agora pode ser feito fora do computador pessoal de cada pessoa que utiliza o processo. Tudo será acessado com o auxílio de uma conexão de internet.

Como posso utilizar?

Basta fazer uma conta nos servidores que oferecem esse tipo de serviço. Após a conta feita, é só enviar os arquivos que precisam ser guardados remotamente. Os arquivos podem ser fotos, vídeos, planilhas, músicas, apresentações e até mesmo programas. O melhor da computação na nuvem é que há a segurança de não ser perdida por uma pane geral no aparelho ou local de armazenamento fixo.

Como a computação na nuvem revoluciona a educação?

A computação na nuvem vem revolucionando a educação porque o contato entre alunos e professores não se restringe apenas às aulas. Os professores podem auxiliar seus alunos em dúvidas, na elaboração de trabalhos dados e nas correções de algumas atividades.

A vantagem para os professores é poder usar a computação na nuvem para fazer planos de aulas, calendários escolares, notas, organização de documentos, provas e trabalhos.

Outra boa vantagem da computação na nuvem é o processo de comunicação entre pais, alunos, professores e diretores. Essa comunicação é necessária e, por esse método, se torna ainda mais sadia, pois os pais terão também um canal de comunicação entre si. Tudo em prol da escola e da educação!

estudante no pc

Qual o futuro da educação com a computação na nuvem?

O futuro da educação com esse método é deixar de lado as aulas convencionais e usar o tempo dentro das salas para resolução de exercícios, tira-dúvidas e apresentação de trabalhos. A computação na nuvem pode proporcionar aulas de forma mais dinâmica fora dos horários de escola. Quando em sala de aula, o tempo será usado para aprimorar a aprendizagem.

Quais opções eu tenho de computação na nuvem ?

Existem algumas opções de servidores de computação na nuvem. A maioria dos servidores proporciona para os clientes, de forma gratuita, espaços na nuvem. Para empresas e escolas há a possibilidade de pagamento para espaços maiores de armazenamento de dados. No entanto, para pessoas físicas, os espaços disponibilizados de forma gratuita são eficientes para as tarefas do dia a dia.

Como podemos ver, a computação na nuvem vem revolucionando a educação e auxiliando tanto os pais e alunos como os educadores a cumprirem seus papéis nas instituições de ensino. Aproveite e faça parte dessa megarrede de novas tecnologias.

Saiba mais sobre educação tecnológica e os motivos para começar a usá-la já!

QI_CTA_CloudComputing

Leia também: