Publicado em 27 julho 2017

A internet é um mundo quase infinito de possibilidades, que pode ser utilizada para o bem e para o mal. Ainda hoje, existem pessoas e sistemas mal-intencionados utilizando a rede para fins obscuros.

Você provavelmente já abriu sua caixa de entrada e se deparou com uma mensagem indesejada.

O que você viu foi um SPAM, um problema comum relacionado a e-mails. Neste artigo, você vai entender como escapar deles!

Mas, afinal, o que é um SPAM?

A internet tem tornado o mundo físico em digital. Antigamente, algumas empresas que você nem conhecia ligavam para seu telefone oferecendo produtos, quando não enviavam materiais sem a sua solicitação.

Na internet, isso é conhecido como SPAM, uma prática que atrapalha o desenvolvimento de funções diárias.

Resumidamente, são as mensagens encaminhadas para vários destinatários que não pediram o serviço.

O primeiro caso aconteceu em 1978, quando um funcionário de uma empresa enviou mensagens sobre o lançamento de um novo produto para todos clientes da Arpanet, um sistema conhecido como mãe da internet atual.

Problemas gerados por SPAMs

Os SPAMs podem ser consideradas como pragas digitais. Recebendo uma certa quantidade por dia, a pessoa tem o trabalho de verificar e acaba perdendo tempo. Em alguns casos, podem conter links perigosos, que diante do acesso, disseminam vírus em seu computador.

Os vírus propagados por eles podem, também, gerar novas fontes de envio. Algumas mensagens com links maliciosos fazem com que seu dispositivo passe a replicá-la para os contatos.

O SPAM também pode atrapalhar no recebimento de uma mensagem verdadeira. Para controlar essa praga, as empresas estão investindo pesado, gastando parte de seus recursos na contratação de servidores de e-mail.

O Gmail x os SPAMs

Gmail conta com filtros para bloquear o envio de mensagens spammeosas para os usuários. A própria plataforma avalia quem os enviou e, assim, sinaliza os remetentes com alertas.

A companhia monta uma extensa lista de IPs perigosos, cujas mensagens são prontamente encaminhadas para a caixa de SPAM. Os usuários podem ajudar a melhorar o sistema, denunciando as mensagens inapropriadas.

As empresas podem contratar junto ao Gmail um serviço ainda mais aperfeiçoado contra essa prática. Através dele, é possível otimizar todos os processos relacionados ao Google, fazendo com que o SPAM pare de ser um problema.

Como identificar um SPAM no e-mail?

A primeira característica que ajuda a identificar um SPAM é o seu caráter de surpresa com o e-mail recebido. Se a mensagem tiver um título chamativo, levando a crer em uma oferta imperdível ou estiver descrevendo um produto revolucionário pode ser SPAM.

Mas cuidado: nem sempre é assim. Algumas vezes, você pode apenas ter se inscrito em uma newsletter de uma marca conhecida. Então, desconfie de remetentes estranhos.

Títulos confusos também são indícios de alerta. O e-mail de origem pode conter, também, caracteres aleatórios em sua escrita.

Em alguns casos, as mensagem indicam no final do texto que não é SPAM, só para enganar o usuário.

Outra tática utilizada é informar uma notícia falsa de catástrofe ou campanha de doações. Quem trabalha com isso utiliza estratégias variadas para driblar os servidores.

Mensagens com meu nome

Se você receber um e-mail com o seu nome vindo de um endereço que não lembra de ter autorizado, não abra. Se estiver indicando que está em débito com a Receita Federal ou outro órgão, também desconfie e não clique. O mesmo vale para bancos e promoções.

Empresas sérias e órgãos governamentais não costumam exigir dados do cliente ou tratar assuntos delicados por e-mail. Se você tiver dúvidas, é recomendado o contato com a organização.

Spammers

São conhecidos com spammers quem envia e-mails infectados. Normalmente, eles conseguem o seu endereço através de programas que fazem varreduras pela internet atrás de palavras com o símbolo @ (arroba).

Nunca responda um SPAM e não clique em links enviado por eles. Uma dica de segurança para diminuir os incômodos é escrever o e-mail por extenso, evitando esses filtros.

Por exemplo: meuemailarrobagmailpontocom.

Quer parar de ter problemas com SPAMs? Entre em contato com a QI Network e receba muitas possibilidades de aperfeiçoamentos.

QI_CTA_CulturaDeInovacao

Leia também: