Publicado em 12 junho 2014

Sem sombra de dúvidas o Gmail é um dos melhores serviços de e-mail que existem atualmente. Além de ser confiável, tem as ferramentas mais inteligentes para gerenciar seu fluxo diário de mensagens. Além disso, a Google está sempre pensando e desenvolvendo funcionalidades que aprimoram o seu uso, através do Labs. Hoje vamos apresentar um dos mais úteis!

Sabia que é possível navegar pela sua caixa de entrada, enviar, deletar ou arquivar mensagens sem tocar no mouse uma única vez? Pois é verdade! Aprenda agora a se tornar mais ágil com os atalhos de teclado e as possíveis personalizações.

Aprenda a ligar os atalhos no Labs

Para uma experiência mais completa, é necessário habilitar a opção de atalhos de teclado no Gmail. É simples! Basta acessar o menu do Labs. Essa área é uma espécie de “laboratório maluco do Gmail” onde são testados recursos de forma experimental, antes que eles se tornem padrão. Os testes acontecem porque o Google disponibiliza esses recursos para uso público e vai avaliando os resultados. Se o desempenho da ferramenta for bom, ela se torna regular, se não for, ela é modificada (sem aviso prévio) ou simplesmente extinta. É bem interessante!

Para usar os atalhos de teclado, acesse sua caixa de e-mail (coloque login e senha para entrar). Depois vá em Configurações e, então, clique em Labs. Nessa aba você vai encontrar diversas opções de funcionalidades para ativar ou desativar. Clique em Atalhos de Teclado Personalizados e depois em Ativar e salve as alterações.

01

 

02

Feito isso, e ainda no painel de Configurações, clique na aba Geral e verifique se o campo Atalhos de Teclado está realmente marcado com ativado. Caso não esteja, basta clicar em Ativar e salvar. Pronto, agora os atalhos estão habilitados para seu uso e você pode começar a deixar o mouse de lado.

Conheça os atalhos principais

Existem alguns atalhos que são categorizados com principais por que agilizam a realização das tarefas mais usuais como escrever uma mensagem, por exemplo.

Para navegar pela caixa de entrada = utilize J (para baixo) ou K (para cima), assim você passeia pelas mensagens sem selecioná-las para leitura

  • Escrever uma mensagem nova: tecla C
  • Marcar ou desmarcar a mensagem sob o cursor: tecla X
  • Responder uma mensagem: basta clicar em R para começar a escrever a resposta, ou SHIFT+R para fazê-lo em uma nova janela.
  • Encaminhar mensagem: clique em F
  • Para aplicar um marcador na mensagem basta clicar em L e depois digitar as inicias do marcador desejado. Para isso é preciso que ela esteja selecionada (ou esteja aberta em formato de leitura). Se a mensagem estiver na caixa de entrada, é possível marcar e arquivar em um rótulo com a tecla V.
  • Para abrir a lista “mais ações” (aquela que fica no topo da página) basta usar um ponto, a tecla “.” Nela é possível marcar como lida/não lida, ignorar a sequência, criar tarefa, entre outras funções.
  • Para marcar uma mensagem com uma estrela, basta apertar S.

Customize o Gmail com seus próprios atalhos

As maravilhas dos atalhos não param por aí. Se você achar difícil memorizar as configurações padrão, ou se está acostumado ao padrão de outro serivço, poderá personalizá-las como desejar. Para isso, volte ao painel Configurações e clique na aba Atalhos de Teclado. Ali você vai encontrar a lista completa dos atalhos em uso e poderá alterá-los. Não se esqueça de salvar depois!

Agora você vai ganhar muito mais agilidade no seu dia a dia. Experimente incorporar os atalhos de teclado à sua rotina, e com um pouco de treino vai dominar esse recurso com facilidade. Além de economizar tempo do seu dia, a redução do movimento do pulso para ir até o mouse também alivia o desgaste nas articulações!

Depois não se esqueça de compartilhar sua experiência conosco!

QI_CTA_GuiaGmail