Publicado em 24 Maio 2013

Você já sabe o suficiente sobre a Computação em Nuvem para pequenas empresas e está preparado para começar a utilizar a nuvem para armazenar seus dados. Mas como escolher as soluções adequadas para a sua empresa?

Para ajudá-lo a decidir qual a melhor opção para a sua empresa, um artigo recente do site de TI ZDNet aconselha a fazer as três seguintes perguntas:

Você precisa fazer backup de dados, sincronizar arquivos ou ambos?

É fácil confundir os dois, mas sincronização de arquivos e backup de dados são tecnologias distintas. Uma pequena empresa que está migrando seu armazenamento de dados para a nuvem provavelmente precisa dos dois. Um aplicativo de sincronização de dados oferece uma forma eficiente de compartilhar documentos com outras pessoas e acessar arquivos de trabalho através de um dispositivo mobile ou do computador de casa. Por outro lado, um serviço de backup de dados ajuda a proteger a sua empresa no caso de alguma falha no HD ou perda de seus arquivos de sistema.

Qual hardware você utiliza atualmente para armazenamento local de dados?

As pequenas empresas geralmente começam com o HD externo. Conforme a empresa vai crescendo, ela pode migrar para um dispositivo NAS (network-attached storage) e talvez, um servidor dedicado. O ideal é você ter uma solução dupla: um dispositivo de armazenamento local e armazenamento em nuvem. Caso aconteça algum desastre, o caminho mais rápido para a recuperação de dados pode ser a reparação de arquivos críticos com um backup local e utilizar a cópia da nuvem se o seu dispositivo local estiver danificado. Se você já possui um hardware de armazenamento, como um dispositivo NAS, certifique-se de que todos os serviços de backup na nuvem que você considera são compatíveis com ele.

 

Qual ferramenta de armazenamento na nuvem integra-se com outros aplicativos na nuvem facilmente?

Ao escolher uma solução de armazenamento na nuvem, analise cuidadosamente quais outros aplicativos sua empresa já utiliza ou planeja implementar futuramente na nuvem. Por exemplo, se sua empresa utiliza o Salesforce e o Google Docs frequentemente, você deve procurar um serviço de armazenamento na nuvem que  se integra bem com essas ferramentas.

 

Para uma pequena empresa, a escolha das soluções mais eficazes de armazenamento na nuvem pode ser um desafio. Mas investir um tempo para responder a essas perguntas sobre as necessidades de sua empresa, ferramentas e hardware utilizados e metas de tecnologia pode ajudar a garantir que você selecione os serviços adequados à sua situação.

Artigo original: 3 Questions To Ask When Choosing A Cloud Storage Solution

 

QI_CTA_CloudComputing