Publicado em 1 agosto 2017

Ataques digitais voltado para o roubo de senhas são um risco constante para quem utiliza a internet como ferramenta de trabalho. Diariamente novas páginas são criadas para simular sites de logins válidos, levando pessoas a inserirem as suas senhas e entregarem os seus dados de acesso a desconhecidos.

Para impedir que isso leve a uma invasão de contas e melhorar a segurança dos dados dos usuários, empresas criaram a autenticação de dois passos. Esse método de verificação de identidade reduz drasticamente as chances de uma conta ser acessada, mesmo que a senha seja comprometida.

Saiba mais sobre o tema no texto a seguir!

Como a verificação de duas etapas funciona?

A verificação de duas etapas é um mecanismo de segurança feito para impedir o acesso não autorizado a contas mesmo quando a senha é comprometida.

Com ela, o usuário possui uma senha temporária para verificar a sua identidade, que é criada temporariamente e utilizada uma única vez. Em geral, esse código é distribuído das seguintes formas:

  • envio de um SMS;
  • criação de um código por meio de um aplicativo mobile;
  • utilização de um token físico conectado via USB ou por meio da tecnologia NFC.

Esses três métodos permitem que o usuário valide a sua identidade ao acessar serviços como o Google Agenda e o Gmail. Sempre que um login for efetuado em um aparelho desconhecido, um novo código é solicitado, evitando que ataques tenham sucesso.

Quais são os benefícios do uso da verificação de duas etapas?

Garantir a segurança dos dados de usuários é um desafio para várias empresas. Independentemente do ramo, elas precisam lidar com múltiplas ameaças e técnicas para roubo de dados.

E para garantir que as políticas de segurança dos dados sejam fortes o bastante para impedir o comprometimento do ambiente de trabalho, uma série de técnicas podem ser utilizadas.

Nesse cenário, a autenticação de dois passos surge como uma forma de tornar os serviços digitais mais robustos e confiáveis. Com ela, gestores garantem que somente as pessoas certas terão acesso aos sistemas utilizados pelo negócio, mesmo que as contas sejam comprometidas.

Implementando a autenticação de duas etapas no G Suite

A ativação da verificação de duas etapas no G Suite é um processo simples e prático. Em poucos minutos, você pode proteger os seus dados do Google Drive ou manter as suas mensagens do Gmail a salvo de ataques e de um eventual comprometimento das suas senhas.

O primeiro passo é acessar a página de verificação de duas etapas da sua conta do Google. Nesse momento, pode ser necessário digitar a sua senha novamente, por questões de segurança.

Siga os passos na tela. Digite o seu número de telefone e peça para receber um código de teste. Insira o código e confirme a ativação do recurso. Pronto, a sua conta já está protegida.

Na página de verificação de duas etapas, outros métodos podem ser adicionados. Você pode configurar um aplicativo (como o app Google Autenticador) para gerar códigos automaticamente, eliminando a necessidade de ter o aparelho conectado à rede telefônica para gerar códigos.

E se você quiser manter-se protegido para quando estiver longe do seu telefone, basta criar códigos de backup adicionais. Mas não se esqueça de mantê-los em um local seguro!

Gostou do nosso post e quer receber mais dicas para garantir a segurança dos dados do seu negócio? Então segue a gente no FacebookGoogle+Twitter e Linkedin!

 

QI_CTA_eBook22_FerramentasAdvogados

Leia também: