Publicado em 22 maio 2018

Um dos principais desafios para aqueles que buscam acompanhar as tendências digitais e as transformações do mercado, é a migração digital. Embora o uso de ferramentas tecnológicas geram maior produtividade, faturamento e colaboração entre as equipes, as mudanças promovidas pelos líderes das grandes instituições devem focar primeiro na transformação da cultura interna e na estruturação de um plano para inovação.

O Estudo Global de Negócios Digitais da MIT Sloan Management Review e da Deloitte, indicou que 80% das organizações com maturidade digital definiram uma estratégia baseada na transformação cultural. Por isso, é essencial que os CEOs definam os procedimentos necessários para promover a digitalização das atividades e a cooperação entre as equipes. Para acelerar a migração digital, é preciso instaurar um mindset mais digital por meio de ferramentas que reduzam métodos lentos e ultrapassados.

Com os avanços da organização e os novos recursos de gestão, a empresa se torna apta para adotar tecnologias mais robustas, como a inteligência artificial, internet das coisas ou blockchains. A única forma dos empreendimentos acompanharem as inovações do mercado e não perderem a competitividade, é iniciar o quanto antes as mudanças de mindset que irão promover uma migração digital mais fácil e intuitiva para todos.

Como a Qi Network pode auxiliar a migração digital da sua empresa?

Para estruturar e acelerar a transformação digital, a Qi Network desenvolveu um Programa de Mentoria onde os funcionários são preparados para utilizar ferramentas em nuvem, que facilitam a colaboração e aumentam a produtividade. Durante o período de acompanhamento, que pode durar até 3 anos, os gestores e líderes recebem consultorias e o auxílio para desenvolver as melhores estratégias para impulsionar o crescimento digital do negócio.

Assim, além de realizar uma migração suave para nuvem e aproveitar os instrumentos do G Suite, com a Qi Network, as empresas contam com apoio para planejar e executar projetos voltados ao crescimento e consolidação digital no mercado.

Os três pilares do Programa de Mentoria da Qi Network

A transformação digital não ocorre da noite para o dia ou apenas por meio de softwares ou aplicativos; por isso mesmo, é preciso iniciar um processo de inovação a partir da adesão de soluções mais simples até chegar aos sistemas mais complexos. Dessa forma, no Programa de Mentoria, os empreendimentos passam por três etapas:

1. Produtividade e Segurança

A base da migração digital está na utilização de ferramentas simples que aumentam a produtividade e segurança da organização. Com os sistemas de nuvem, os gestores, líderes, fornecedores e colaboradores de qualquer lugar no mundo podem trabalhar de forma integrada e segura.

Pelo Google Drive, por exemplo, os funcionários compartilham arquivos, modificam, inserem comentários e acessam o mesmo documento em conjunto com outras pessoas – diferente dos processos tradicionais, onde são elaboradas várias versões de um mesmo documento, que depois são enviadas por e-mail e geram confusão ou ainda perdas de dados.

Outro fator que torna tão fundamental o emprego do sistema em nuvem é a segurança contra ataques cibernéticos e vírus nos servidores internos da organização. Armazenar arquivos na nuvem é o melhor meio de proteger documentos e as informações do empreendimento.

Nessa primeira etapa, as empresas passam pelo processo de:

implementação do G Suite, com o uso de várias ferramentas em nuvem;

– migração dos e-mails da organização.

2. Performance e Inovação

Após aumentar a produtividade, segurança, naturalizar o uso de ferramentas colaborativas e estabelecer uma cultura digital, a empresa está pronta para investir em soluções mais complexas de performance e inovação, como as ferramentas de Big Data. Nessa fase, as organizações contam com os especialistas da Qi Network para estruturar dados e utilizar os modelos de Machine Learning para obter melhores resultados e informações sobre consumidores e mercado.

3. Automação e Desenvolvimento

Na etapa mais avançada da transformação digital, os empreendimentos desenvolvem projetos de alto impacto, como a criação de aplicativos e softwares integrados.

O maior objetivo do programa da Qi Network é impulsionar o crescimento e a adoção de tecnologias digitais que aumentem a produtividade. Entre em contato agora mesmo e dê início ao nosso processo de seleção do Programa de Mentoria.