Publicado em 19 setembro 2017

Já imaginou poder criar um site de alta qualidade sem precisar aprender design ou programação? Você pode descobrir como essa tarefa pode ser rápida e fácil criando o seu site no Google Sites.

Não conhece essa ferramenta? O Google Sites permite criar sites personalizados utilizando modelos que já existem ou elaborando um novo, de maneira tão fácil quanto editar um texto.

Sabe qual é a sua grande vantagem? A possibilidade de acesso a partir de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet, pois estamos falando de uma ferramenta que é armazenada na nuvem.

Você pode usar o site na comunicação interna de sua empresa, possibilitando à equipe organizar documentos, eventos e projetos. Quer aprender como criar um site no Google Sites e conhecer seus benefícios? Continue lendo e confira!

Passo a passo para a criação de um site no Google Sites

  1. Para começar, acesse o endereço neste link.
  2. Na parte superior esquerda da sua página, você verá um botão vermelho escrito “Criar”. Clique nele e selecione a opção “no Novo Google Sites” para criar um site na nova interface da ferramenta, lançada recentemente.
  3. Pronto! Chegou a hora de personalizar o seu site. No canto superior direito você encontra uma série de opções e ferramentas para personalizar seu site e inserir conteúdo nele, seja texto, imagem, vídeo, documentos, entre outros.

Dica: na aba “páginas”, você pode adicionar outras páginas ao seu site e lembre-se que: se a cor da letra a ser utilizada no texto for escura, o ideal é aplicar um plano de fundo mais claro para facilitar a leitura ou escolher os modelos predefinidos na aba “temas”!

Para finalizar, após ter seu site personalizado e pronto, clique no botão “Publicar” e decida qual o público terá acesso ao seu site. Você terá duas opções: público na web ou qualquer pessoa que faça parte do seu domínio.

Principais benefícios do site no Google Sites

  • Necessidade zero de configuração (geralmente a criação de um site significa contratar diversos serviços para monitorá-lo e isso não acontece com o Google Sites, pois a própria plataforma se encarrega de todas as funções);
  • possibilidade de criação de intranet, sites corporativos, sites internos etc;
  • criação de uma hierarquia de conteúdos por meio de um menu automático, o que facilita a navegabilidade do visitante;
  • totalmente gratuito para usuários do G Suite, logo, é um concorrente de peso para muitos outros serviços que existem no mercado;
  • possui integração com outras ferramentas do Google possibilitando o compartilhamento de vídeos, documentos, mapas, fotos, etc;
  • O site é armazenado em servidores seguros do Google;
  • Entre outros diversos benefícios.

Demais funcionalidades do G Suite

O G Suite é um serviço do Google que visa ajudar as empresas a crescerem mais rapidamente e de maneira mais produtiva. Para isso, oferece aplicativos que agilizam as tarefas e mobilizam o trabalho da equipe.

Mas, o que os aplicativos fazem na prática? Permitem o acesso e armazenamento de documentos, agenda, planilhas, e-mail e, claro, facilita a edição dessas ferramentas.

Sem contar que as funções do G Suite conseguem deixar as reuniões mais produtivas. O Google Agenda, por exemplo, permite marcar reuniões em horários fixos e checar os horários dos colegas a fim de organizar os compromissos. O Hangouts facilita a comunicação entre os colegas, entre outras diversas funcionalidades.

Você curtiu este post sobre o Google Sites? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe suas opiniões conosco!

QI_CTA_eBook21_CloudComputingSeguranca

Leia também: