Publicado em 22 agosto 2017

Atualmente, mesmo quem não tem conhecimento de programação, pode construir sites. E, para o crescimento de uma empresa no digital, faz muita diferença ter uma intranet que disponibilize documentos e informações atualizadas do negócio em tempo real para todas as equipes.

Assim, não há motivo para não começar a desenvolver a rede privada da sua organização, não é mesmo?

No mercado, existem diferentes ferramentas disponíveis para você e duas delas são o Google Sites, do próprio Google, e o SharePoint, plataforma da Microsoft.

Cada uma delas apresenta seus pontos positivos e negativos. Por isso, é importante avaliar quais são os critérios relevantes para que seja feita a escolha mais acertada.

Quer uma ajuda nisso? Então, acompanhe este post e saiba qual é o melhor criador de sites.

Por que construir uma intranet?

Ninguém discute que a integração de dados e pessoas é uma vantagem competitiva para as empresas hoje. Uma intranet bem planejada pode contribuir para a comunicação mais eficiente entre as equipes por meio de painéis de discussão, mensagens instantâneas e chatbots.

Embora o e-mail continue a ser uma ferramenta indispensável em qualquer organização, várias pessoas trabalhando em um mesmo documento e enviando diferentes versões por e-mail gera perda de tempo e de produtividade.

Uma boa solução para isso é uma rede em que todos possam trabalhar em arquivos compartilhados com um local central para o armazenamento do conteúdo mais recente.

Quais são as vantagens do Google Sites?

A principal vantagem do Google Sites é a infraestrutura oferecida pela própria empresa, que facilita a integração com seus outros produtos e serviços (Google Drive, Google Maps, Agenda, YouTube, entre outros).

Sua interface também tem recursos semelhantes a outras ferramentas do Google que a maioria das pessoas costuma utilizar no dia a dia. Assim, o painel de controle do criador de site acaba sendo mais amigável.

E as do SharePoint?

O SharePoint da Microsoft também é uma ferramenta versátil, que possibilita a empresas aumentarem a eficiência dos seus processos por meio do desenvolvimento de uma intranet, por exemplo.

Entre os seus destaques, é possível mencionar a funcionalidade de rede social interna e componentes nativos para a criação de soluções de negócio do tipo “Faça você mesmo”.

Com base no estudo do instituto de pesquisa Principled Technologies, fica claro que o Google Sites realiza 100% das tarefas rotineiras de gerenciamento de sites em menos tempo e de maneira mais intuitiva do que o SharePoint.

A ferramenta do Google apresenta uma melhor experiência para o usuário, dispondo de design mobile responsivo tanto para Android quanto para iOS.

E, comparativamente, o produto da Microsoft exige mais etapas para a realização de ações simples como o upload de uma foto ou de um vídeo, por exemplo, tornando essas tarefas mais trabalhosas.

gsuitcollab-05

Se você leu até aqui, já sabe que a melhor opção para construir sites é o Google Sites. Então, não perca mais tempo e comece a planejar a intranet da sua empresa hoje mesmo!

Gostou deste post sobre qual é a melhor ferramenta para construir sites? Siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações: estamos no Google PlusTwitterLinkedIn e Facebook!