Publicado em 28 novembro 2017

Para fechar um bom negócio, é preciso saber como elaborar uma proposta comercial que mostre que sua empresa e seus serviços são a solução ideal para o cliente.

E quando ele a recebe em mãos, é bombardeado também por uma série de comunicações indiretas. A empresa é inovadora? É eficiente operacionalmente ou ainda perde-se em burocracias e procedimentos falhos?

A abordagem ao cliente é parte da experiência do serviço que ele receberá, e, nesse sentido, precisa ser uma degustação inesquecível, não é mesmo?

Acompanhe, neste post, algumas dicas para transmitir, em sua proposta comercial, bem mais do que valores e responsabilidades legais.

Valorize os diferenciais que atendem o cliente

Uma proposta formal deve ter a identidade da empresa, e mesmo que existam diversas filiais, todos os seus representantes comerciais devem ter acesso compartilhado aos documentos para edição padronizados.

Além da identidade visual, o conteúdo da proposta deve valorizar os diferenciais da companhia que são mais relevantes para o cliente.

Quanto mais o conteúdo e a proposta forem personalizados, citando números e análises detalhadas do cenário do cliente, maior será a conexão entre ela e o tomador de decisão.

Traga agilidade para sua força de vendas

Você pode ter formulários com todo o levantamento de informações padrões do seu cliente (como dados cadastrais por exemplo), do seu produto/serviço e demais campos, que através do Google Scripts se transformam em propostas comerciais padrões. Calcule quantas horas sua força de vendas gasta simplesmente copiando estas informações para a proposta! Estas horas são otimizadas com o G Suite.

Crie um cronograma de implantação inteligente

Outro elemento importante para que o cliente possa dar continuidade à negociação, é saber como se dá a implementação da solução oferecida.

Nesse ponto, um cronograma com datas e responsáveis envolvidos demonstra ao cliente a organização dos processos. As tecnologias usadas na implantação e no acompanhamento também podem ser mencionadas.

Citar, por exemplo, quais reuniões de acompanhamento serão realizadas presencialmente e por Hangouts demonstra total know-how do processo e um esboço do Service Level Agrement (SLA) pode ser apresentado.

Fale primeiramente dos valores e depois do preço

Como uma pesquisa prévia levantou as necessidades da empresa, a proposta comercial primeiramente deve mostrar os valores de suas soluções para o cliente, mas também determinar o preço de sua contratação.

A reação do cliente frente à oferta de valor e do preço negociado é muito importante, já que pode-se determinar se é vantajoso insistir na captação do contrato ou não, afinal de contas, se ele estiver fora do perfil, poderá gerar insatisfações e prejuízos futuros.

Melhore a apresentação da proposta comercial

Se uma empresa deseja demonstrar aos seus potenciais clientes que é inovadora, sua proposta comercial deve ser otimizada com outros recursos tecnológicos.

Usar o Google Apresentações é um exemplo disso. Com slides modernos e recursos avançados de imagem e vídeo, a apresentação pode complementar um aspecto importante na tomada de decisão do cliente — a projeção da solução na sua realidade.

Certifique-se de que todas as informações foram passadas

A construção de uma proposta deve ser minuciosa, e fazer uma revisão do documento antes de apresentá-lo ao cliente é fundamental.

É preciso conferir se a proposta está personalizada com os logos das duas empresas, se apresenta os dados sobre a forma de contratação, a validade da proposta, os materiais e a mão-de-obra a ser utilizada e demais informações.

Ainda que a proposta de negócio seja feita a partir de um modelo compartilhado, tal conferência garante que o cliente terá todas as informações necessárias para sua análise.

Compartilhe para que toda equipe saiba como elaborar uma proposta comercial

A experiência de fazer tais propostas deve ser compartilhada com toda a equipe comercial.

Sistemas, procedimentos e documentos ajudam a criar um modelo de negócio de sucesso, mas sem o desempenho dos representantes comerciais para humanizar as negociações, as chances de sucesso podem diminuir consideravelmente.

Um representante comercial que esteja entrando na equipe pode trazer novas ideias de uso para o Google Apresentações e as demais soluções de apoio, por exemplo. Compartilhando tais informações, é possível melhorar os resultados de toda a empresa.

Então, já sabe como elaborar uma proposta comercial que gere resultados? Tire suas dúvidas e tenha novos insights com nosso e-book gratuito sobre aceleração dos processos de vendas com o G Suite.

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