Publicado em 13 novembro 2015

Perder a oportunidade de ocupar o cargo dos sonhos por conta de atrasos ou engarrafamentos não será mais um problema durante processos seletivos, graças a uma nova tendência que já vem sendo implementada pelos setores de Recursos Humanos de grandes empresas: a entrevista de emprego via Google Hangouts. Essa ferramenta se mostrou uma eficiente forma de avaliação inicial do comportamento e postura do candidato a uma determinada vaga.

Mesmo sendo ainda recente em seleções, as organizações já utilizam a plataforma em outras atividades. Além de encurtar distâncias e ampliar oportunidades, já que permite o contato com candidatos de cidades e países distintos, a videochamada possibilita a redução de custos e tempo para essas empresas, que podem optar, ou não, por uma posterior entrevista presencial. Esses fatores possibilitaram o aumento do número de recrutamento on-line no Brasil em 52%, desde 2012, segundo pesquisa da empresa Robert Half.

Apesar das facilidades de ser avaliado no conforto da própria casa, é essencial que o entrevistado saiba que a seleção por videochamada não deixa de ser como qualquer outra, feita apenas sob outra plataforma. Confira cinco dicas que podem te ajudar a se preparar para uma entrevista por Hangouts e garantir a sua vaga!

Conheça (e teste) o Google Hangouts

O uso diário da tecnologia já é uma realidade na maioria das empresas, por isso os profissionais precisam estar atualizados sobre os principais recursos oferecidos pela internet, e o Hangouts é um deles.

A ferramenta gratuita, criada pelo Google, é uma das principais concorrentes do Skype na realização de chamadas de áudio e vídeo, pois permite a interação de dois usuários ou grupos de até 10 pessoas ao mesmo tempo. Também é possível instalar um plug-in diretamente em computadores, notebooks, ou em aparelhos móveis como smartphones e tablets.

Mesmo com uma estrutura fácil de usar, é fundamental, para quem nunca fez um hangout, realizar alguns testes antes da entrevista. Adicione pessoas da sua lista de contatos do Gmail ou Google Plus e tente iniciar uma chamada. A partir daí, teste os recursos de áudio, envios de links e todas as peculiaridades oferecidas pelo Hangouts. Na entrevista, é provável que o empregador te envie um convite para participar de uma conversa: basta aceitá-lo para iniciar a chamada por vídeo.

Prepare o ambiente para a seleção

Uma vantagem das entrevistas via Hangouts é que elas permitem ao candidato um maior tempo de preparação psicológica e do ambiente em que ele será avaliado. Um espaço desorganizado e barulhento pode trazer uma impressão errada ao recrutador, que estará atento a cada detalhe durante o processo de seleção.

Pelo menos duas horas antes da chamada, arrume todo o ambiente em que o hangout será feito, posicione a câmera em frente a um fundo neutro e bem iluminado, feche outras abas de sites e programas que possam deixar a conexão mais lenta e desligue qualquer aparelho eletrônico (telefones, televisões, iPods ou celulares) que possa atrapalhar, ou interromper, a entrevista.

É importante que o candidato também teste os outros equipamentos que serão utilizados durante o processo seletivo, como câmera, fones de ouvido, microfone e internet. Uma boa conexão é fundamental para o andamento da entrevista. Baixa velocidade, quedas de rede e travamentos podem causar o adiamento, e até o cancelamento, da seleção, além demonstrarem uma falta de compromisso e despreparo.

E o mais importante: não esqueça de avisar, com antecedência, aos outros moradores que você estará participando de uma seleção em determinado horário. Isso evitará barulhos e interrupções desnecessárias.

Não descuide da sua aparência

A aparência é um dos requisitos diferenciais para eliminação ou contratação de um candidato. Uma boa apresentação é essencial não apenas no currículo: é preciso que o candidato reflita seu compromisso e disposição em conseguir a vaga também na sua forma de se vestir e se portar diante do recrutador.

O “dress code” ideal para uma entrevista exige roupas com cores discretas, como o branco, preto e o cinza, sem estampas ou brilhos; um cabelo bem penteado, maquiagem discreta, unhas com cores neutras e acessórios minimalistas. Homens devem optar por camisas sociais, blazeres ou ternos, e mulheres por blusas com mangas e sem decotes. Em um primeiro contato com o empregador, a frase “menos é mais” deve ser o seu mantra para um futuro profissional na empresa.

Seja pontual

Na maioria dos processos seletivos presenciais, a falta de pontualidade é avaliada como o requisito inicial para a reprovação de um candidato. Uma seleção por videochamada deve ser rápida e objetiva, por isso não se atrase ou pause sua entrevista para realizar outras atividades que não estejam relacionadas a ela.

Confirme com a empresa o horário do seu processo seletivo, por e-mail ou telefone; adicione o seu entrevistador no Google Hangouts e esteja on-line pelo menos 15 minutos antes do horário combinado para o início da entrevista.

Tente não ir a baladas no dia anterior e reserve um turno do seu dia apenas para a seleção, a fim de evitar imprevistos. Caso ela seja realizada pela manhã, não acorde em cima da hora, pois isso pode dificultar a realização das etapas anteriores.

Se comporte como se estivesse participando de uma entrevista ao vivo

Essa é a principal dica para qualquer participante de uma entrevista de emprego por videochamada. Concentração, interesse no que está sendo dito pelo entrevistador, linguagem segura e assertiva, conhecimento sobre a sua área de atuação e uma postura profissional são algumas das principais exigências e características avaliadas durante um processo seletivo presencial. E o mesmo vale para as entrevistas feitas através de um computador.

Seja sucinto, objetivo e franco em suas respostas. Não minta sobre qualificações, cursos ou ocupações que não existiram. Conheça a missão e história da empresa, pense em possíveis perguntas e não se esqueça de treinar o seu discurso.

O ponto diferencial de uma entrevista de emprego pelo Hangouts de uma tradicional é que a ferramenta permite a gravação de toda a conversa, que pode servir para uma posterior avaliação do empregador ou ser compartilhada com outros gestores, diretores e até mesmo o presidente da empresa. Ou seja, tudo o que for dito poderá ser usado a seu favor, ou contra você, posteriormente.

E então, está pronto para a sua próxima entrevista via Hangouts? Compartilhe as suas dúvidas através dos comentários e não esqueça de nos contar sobre a sua experiência com esse tipo de seleção!

 

Fonte: Certificação Apps for Work – Como se preparar para uma entrevista de emprego via Google Hangout

 

QI_CTA_CardsTransformationRH