Publicado em 3 agosto 2017

O Google possui um recurso para o Gmail que possibilita verificar, ler ou escrever e-mails mesmo sem conexão com a internet.

Assim, o usuário consegue ficar informado mesmo em locais sem conexão com a rede. Tudo isso é realizado de maneira gratuita, através de um aplicativo para o Chrome. Legal, né?

Quer saber tudo sobre as funcionalidades do Gmail Offline? Então acompanhe o artigo a seguir!

O Gmail Offline

Problemas de conexão com a internet ainda são normais no Brasil. E manter-se atualizado com o e-mail é fundamental, principalmente para profissionais que utilizam o aplicativo como principal ferramenta de comunicação.

Por isso, a empresa desenvolveu a aplicação chamada Gmail Offline, que ajuda a resolver esse tipo de problema.

O usuário pode checar a sua caixa de entrada a qualquer instante, mesmo sem estar conectado à internet. Para que ele funcione, as mensagens devem ter sido carregadas anteriormente. Com ele, as pessoas conseguem manter-se ativas mesmo em ambientes desprovidos dos recursos necessários.

Para as empresas que utilizam o Gmail, pode ser uma ótima opção para gerar mais recursos a seus colaboradores.

O aplicativo

Para utilizar o sistema, é necessário fazer o download da extensão por meio do Google Chrome.

Para baixar, clique aqui e, depois, vá na opção “usar no Chrome”. Em seguida, escolha “adicionar aplicativo”. Com isso, ele ficará disponível para utilização.

Mas atenção: essa funcionalidade só é compatível com o navegador da Google.

Como utilizar o Gmail Offline

Após ter realizado o procedimento de instalação, para acessar o Gmail Offline, você deve abrir uma nova guia e clicar em “apps”, que fica no canto superior esquerdo.

Todas as mensagens encaminhadas dessa forma serão enviadas automaticamente no momento que houver conexão com a internet.

Interface diferenciada

O Gmail Offline conta com algumas diferenças em relação ao aplicativo tradicional. Ele foi desenvolvido baseado no Gmail para tablets, com o HTML5, permitindo outras consultas sem internet, como o Docs e o Google Agenda.

De modo geral, é um sistema sem tantas opções quanto o modelo online, mas que pode ajudar em situações específicas.

Funcionalidades online

O Gmail Offline é ótimo para funções simples, tornando-se uma alternativa mesmo para momentos em que conexão à internet está disponível.

Seu principal ponto está diretamente relacionado ao envio e recebimento de mensagens, sem passar do ponto.

Porém, se a tarefa exige maior complexidade, a pessoa pode abrir o modo tradicional e realizar pelo Gmail. Essa pode ser uma forma de não se perder com atividades que roubem a atenção do usuário.

Sincronização

O Gmail Offline segue um padrão relacionado à sincronização de mensagens. O que estiver na lixeira ou for spam, não será exibido. Os dados disponíveis nas pastas com estrelas ou rascunhos são selecionados.

Isso vale para as informações recebidas nos últimos sete dias. É possível configurar para mais tempo, indo na opção “Configurações” (símbolo de engrenagem).

Nesse mesmo menu, existe a opção “fazer download de e-mails de”. Nesse local, você pode escolher entre uma semana, duas ou um mês. Por fim, clique em “aplicar”.

Para uma melhor utilização, os usuários devem observar no dia a dia os períodos de armazenamento adequados. Normalmente, períodos curtos, como uma semana, são mais adequados, tendo em vista a necessidade de armazenamento.

Cuidados

Como o Gmail Offline funciona por meio de aplicativo, ele terá de ser instalado caso deseje utilizar em um computador que não seja o seu. Máquinas públicas são perigosas, então não é recomendado utilizar a funcionalidade nelas. Caso seja necessário, ao sair, certifique-se de que está totalmente desconectado da sua conta.

Gostou de conhecer a possibilidade de usar o Gmail Offline? Então compartilhe o post nas redes sociais e ajude os seus amigos!

 

QI_CTA_GuiaGmail

Leia também: