Publicado em 6 fevereiro 2019

A segurança digital sempre foi uma das grandes preocupações das empresas públicas e privadas. Com o crescimento do número de ataques virtuais e casos de espionagem amplamente divulgados pela mídia nos últimos anos, várias medidas e sistemas têm surgido para proteger os dados das organizações e seus clientes. Um exemplo é a Lei Geral de Proteção de Dados, que visa ampliar o controle e a segurança sobre o uso das informações armazenadas pelas empresas. Outro sistema bastante importante na proteção das empresas é o e-mail criptografado, que vamos abordar no artigo de hoje. Confira!

O que é um e-mail criptografado e qual a sua importância nas ações estratégicas de segurança das empresas?

E-mail criptografado nada mais é do que uma mensagem enviada com um sistema de códigos que tornam ilegível a leitura do conteúdo por desconhecidos. A criptografia em si, é um método utilizado há séculos para codificar e proteger mensagens, e está presente na maior parte dos sistemas de e-mail. De modo geral, a força do sistema de criptografia irá depender de como essas chaves são criadas, gerenciadas e protegidas, bem como do algoritmo e do tamanho da chave de segurança.

O problema é que apenas a criptografia básica não é mais suficiente para proteger as organizações e usuários de e-mails. Algoritmos de criptografia que pareciam fortes há alguns anos podem não ter a mesma força hoje. Com o desenvolvimento de softwares avançados e da criptoanálise, os invasores conseguem descobrir cada vez mais rápido e com maior facilidade falhas nas chaves de segurança dos e-mails e outros arquivos confidenciais das empresas. O impacto de acessos indevidos e do roubo de informações criptografadas, pode gerar:

– prejuízos financeiros;
– cancelamentos de contratos;
– quebra da credibilidade com clientes, investidores e o mercado;
– processos judiciais, entre outros prejuízos.

Nesse sentido, é essencial investir em sistemas de provedores reconhecidos, que possuam métodos avançados de proteção e criptografia de dados.

A Google, por exemplo, é uma das maiores referências em sistemas de criptografia de e-mail e proteção de arquivos na nuvem. Todas as ferramentas disponibilizadas pelo G Suite passam por diferentes processos de criptografia, que ampliam a proteção dos dados impedindo ataques de hackers, o roubo e a divulgação indevida de informações. Essa segurança é atestada por uma equipe de engenheiros e especialistas que realizam pesquisas constantes sobre proteção de dados na rede. Esses profissionais realizam ainda, toda a padronização e manutenção dos softwares de criptografia utilizados nos vários recursos do G Suite.

O sistema de criptografia da Google é robusto e envolve diferentes camadas de proteção, onde cada parte tem chaves próprias e recursos avançados de segurança, de acordo as pesquisas e práticas mais fortes do mercado. O gerenciamento e geração das chaves criptográficas é realizado apenas por agentes e serviços autorizados. No relatório “How Google uses encryption to protect your data”, são explicados os diferentes sistemas de segurança aplicados na proteção de dados.

No Gmail, assim como nos sistemas de bate-papo do Hangouts e demais arquivos criados e armazenados no Google Drive, os dados dos usuários são criptografados sem que seja necessário realizar qualquer ação – diferente dos sistemas tradicionais de criptografia, que exigiam a utilização de softwares específicos. Além da criptografia de e-mail, os arquivos em repouso e os dados em trânsito também são criptografados pela Google – ampliando ainda mais a segurança na rede e nas transmissões de dados realizadas pelos usuários.

Mais do que um sistema de e-mail com criptografia básica, os gestores e líderes CIOs devem investir em provedores que garantam a total proteção dos seus sistemas e que invistam em pesquisas e tecnologias avançadas para ampliar a segurança de e-mail e outras ferramentas.

Para saber mais sobre segurança na nuvem e proteção digital para as empresas, entre em contato com os especialistas da Qi Network, uma das maiores parceiras Premier da Google no Brasil. Acompanhe também nosso blog e fique por dentro de todas as novidades da Google.