A adoção de novas tecnologias nas empresas pode trazer inúmeros benefícios como, por exemplo, aumentar a produtividade, melhorar resultados, reduzir horas de trabalho, otimizar processos, reduzir custos etc.

Entretanto, é normal que haja resistências por parte dos funcionários na adoção das novas tecnologias. Afinal, eles já estão acostumados com as ferramentas que possuem e terão que sair de suas zonas de conforto para aprender novas funcionalidades, o que demandará deles esforço e tempo. Por isso, é importante que ao adotar novas tecnologias, as empresas saibam como engajar corretamente seus colaboradores.

Conheça a seguir algumas dicas nesse sentido e garanta melhores resultados para sua empresa!

Ofereça treinamentos aos funcionários

Evite começar a utilizar novas tecnologias sem antes oferecer treinamentos aos funcionários. Além de igualar o conhecimento dos colaboradores sobre as funcionalidades das ferramentas adotadas, realizar treinamentos permite que os colaboradores:

  • Percebam que a utilização das ferramentas trará benefícios;
  • Compreendam que as tecnologias não substituirão a sua função na empresa;
  • Fiquem menos resistentes em relação ao seu uso.

Personalize o treinamento

As necessidades em relação às tecnologias pode diferir bastante entre os funcionários de uma empresa. Por isso, os treinamentos devem levar essas diferenças em consideração, e devem ser personalizados no que se refere à (ao):

  • Nivelamento: a familiaridade e habilidade no uso das ferramentas pode variar bastante de funcionário para funcionário, por isso é importante colocar cada funcionário no nível apropriado para ele.
  • Didática: de acordo com a necessidade de aprendizagem, diferentes maneiras de educar devem ser adotadas, por exemplo: em alguns casos será primordial um treinamento presencial, em outros casos um treinamento via ambiente virtual de aprendizagem será mais apropriado.
  • Tempo de treinamento: dependendo da complexidade da tecnologia a ser aprendida o tempo de treinamento deverá ser ajustado.
  • Cargo envolvido: cargos diferentes demandam ferramentas tecnológicas específicas e, por isso, é importante que diferentes cargos possuam diferentes treinamentos.

Apresente cases de sucesso

A empresa deve demonstrar a eficácia das novas tecnologias de forma qualitativa e quantitativa. Para isso, é importante descrever exemplos de como as tecnologias contribuíram para o crescimento de outras empresas que as adotaram.

Da mesma maneira, é importante avaliar continuamente como as tecnologias implementadas têm contribuído para o sucesso da própria empresa e fornecer esses resultados periodicamente aos funcionários.

Essas medidas permitem estimular ainda mais os colaboradores a respeito do uso de novas tecnologias, tornando-os continuamente interessados, seguros e motivados.

Defina metas em médio e longo prazo

Além de avaliar a utilidade da tecnologia implementada nos diversos setores da empresa, é crucial definir metas em médio e longo prazo que dizem respeito às mudanças esperadas após a sua implementação.

Esta atitude funciona como um fator de empenho para os funcionários, evitando que fiquem “acomodados” e busquem trabalhar em prol de resultados, já que a adoção dessas ferramentas demanda investimento pessoal e de recursos pela companhia.

Crie incentivos para a mudança

No ambiente corporativo, premiar o alcance de metas e objetivos é uma maneira de estimular bons comportamentos e motivar funcionários na busca por resultados.

Dessa maneira, a empresa deve recompensar as equipes que gerarem bons resultados nos indicadores estipulados, incentivando-os tanto em relação ao uso daquela tecnologia, quanto na busca por outras ferramentas que poderão agregar ainda mais valor em suas funções, o que poderá ser útil tanto para o funcionário quanto para a própria empresa.

Demonstramos aqui algumas dicas simples e práticas sobre como engajar funcionários na adoção de novas tecnologias. Não deixe de utilizá-las em sua rotina e contribua para agregar melhores resultados em sua empresa!

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de deixar seu comentário!

QI_CTA_eBook20_GestaoDocumental

Leia também: