Publicado em 1 dezembro 2016

Em crise ou fora dela, economizar é sempre bom. Ter em caixa algum dinheiro extra pode ser a diferença entre assumir projetos mais arriscados e continuar no mesmo lugar, refém da concorrência.

Otimizar custos, como definido pelo Gartner, é uma das tarefas constantes de um negócio e exige disciplina para cortar gastos e melhor administrar recursos.

Algumas estratégias simplificam o desafio, como investir em tecnologia para digitalizar o negócio e automatizar operações. Listamos algumas das mais eficientes e explicamos como podem reduzir custos e trazer maior eficiência para a empresa!

Invista em software de gestão

Toda empresa precisa de Enterprise Resource Planning (ERP). A diferença entre migrar de planilhas para o software está de fato na eficácia de cada ferramenta. Com software de gestão, rotinas podem ser automatizadas e o tempo dos colaboradores é mais bem empregado. Os erros diminuem em incidência e gestores têm plataformas intuitivas por meio das quais podem aferir se estão em dia com as obrigações fiscais, fornecedores e funcionários.

O ERP também ajuda a economizar material de escritório e integrar sua equipe, pois facilita o compartilhamento de informação sem resultar em bagunça. Todas as informações de um projeto podem ser encontradas em um só lugar, com privilégios de acesso diferenciados de acordo com a demanda de cada colaborador.

Personalize os aplicativos mais importantes para operar

Busque fornecedores prontos para personalizar as soluções de que seu negócio mais precisa. Elas podem surgir de alternativas de código aberto ou serem desenvolvidas do zero, apenas para atender às demandas do seu negócio com exclusividade.

Voltados para o público interno ou fazendo a ponte para o atendimento de clientes, um software personalizado é a chance de construir conhecimento e otimizar fluxos de trabalho já existentes.

Leve parte da infraestrutura operacional para a nuvem

Que tal a ideia de virtualizar? Migrar pelo menos parte da infraestrutura de TI dos seus negócios para a nuvem vai reduzir custos de manutenção, atualização e suporte e permitir acesso a servidores mais robustos por uma fatia do preço. Cloud computing (ou computação em nuvem) é o que vai permitir que sua empresa economize agora e escale quando a necessidade aparecer.

Sem burocracia ou demoradas visitas técnicas a cada vez que um projeto exigir novos recursos, sua equipe aumentar ou qualquer outro imprevisto surgir no caminho.

Considere migrar também a telefonia

Uma das melhores estratégias para economizar no seu negócio é rever a conta de telefone. Embora a ferramenta seja integral para as operações das empresas, pode ser substituída por alternativas mais completas, de custo eficiente. A tendência da telefonia em nuvem é um dos caminhos capaz de reduzir gastos na sua empresa até pela metade.

A ferramenta ainda torna sua central de atendimento mais eficiente e embarca consigo um software capaz de automatizar boa parte dos atendimentos, criar números temporários para promoções e administrar toda a infraestrutura de comunicação empresarial de um único dashboard.

Não faltam alternativas tecnológicas para ajudar sua empresa a reduzir custos sem deixar de inovar. Com um pouco de trabalho é possível eliminar desperdícios e adotar soluções mais inteligentes, capazes de liberar capital para investimentos estratégicos.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe esse post entre amigos!

QI_CTA_InvestimentoTec