Publicado em 14 agosto 2018

Os profissionais do setor de TI sempre estiveram envolvidos em questões de manutenção e infraestrutura, dando suporte e resolvendo assuntos técnicos de computadores e sistemas operacionais. Com a evolução da TI e o desenvolvimento de inovações tecnológicas, as empresas passaram a utilizar ferramentas que aumentam a produtividade, eliminam metodologias ultrapassadas e ampliam a competitividade de mercado. Junto aos novos instrumentos digitais, técnicos e especialistas de TI assumem um papel mais estratégico para os empreendimentos.

Liderado pelo CIO, o setor de TI ganha cada vez mais autonomia à medida que novas tecnologias são adotadas e várias atividades são otimizadas. Essa mudança é marcada pelo alinhamento entre os especialistas com o planejamento estratégico e os objetivos da organização. De acordo com a pesquisa CIO Global 2016-2017, executada pela Deloitte em 48 países, esse alinhamento tem sido a prioridade para 78% dos CIOs entrevistados.

Para isso, é fundamental que os líderes e colaboradores de TI conheçam as necessidades estratégicas, considerando o atual cenário e as tendências do mercado. Uma das grandes apostas da Gartner, por exemplo, é que até 2021, 40% dos profissionais que compõe as equipes de TI deverão desempenhar atividades mais estratégicas relacionadas aos negócios da empresa.

Nesse sentido, os colaboradores de TI devem estar atentos ao potencial das inovações que vem despontando no mercado, bem como o esforço que os líderes têm realizado para modernizar seus empreendimentos. O processo de transformação digital não visa eliminar mão-de-obra, mas sim, potencializar as habilidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras que ampliem a competitividade e gerem maior valor aos clientes.

Abaixo indicamos tecnologias essenciais que são a base para a adoção de soluções avançadas como a internet das coisas, big data e people analytics nas empresas.  


Ferramentas e tecnologias para acompanhar a evolução da TI    

Uma das principais inovações que tem gerado intensas e grandes mudanças nas organizações mundiais é a cloud computing. Tal tecnologia elimina gastos com armazenamento e manutenção dos softwares físicos, economizando tempo dos especialistas em tecnologia. Ao adotar ferramentas em nuvem, os técnicos de TI podem focar em atividades articuladas com as metas e objetivos da empresa – ao invés de realizar ações extremamente operacionais.

Entre os principais benefícios para a TI do uso das ferramentas em nuvem, como do G Suite, estão:

– redução da manutenção em servidores físicos;  
– uso de tecnologias avançadas na proteção dos arquivos armazenados;
– atualização automática das ferramentas;
– mobilidade total para os colaboradores;
– maior produtividade e melhor utilização da mão de obra;
– alocação de recursos usados em infraestrutura para projetos inovadores da TI;
– segurança e facilidade para recuperação de dados, com o backup automático na nuvem.

Para os desenvolvedores e técnicos de TI, outra vantagem é a programação de soluções em nuvem. Nas instituições mais tradicionais, a criação e a manutenção de softwares e aplicativos demanda muito investimento financeiro em infraestrutura, o que acaba dificultando e limitando o potencial dos colaboradores.

Com os serviços em nuvem do Google, os especialistas de TI têm ainda mais perspectivas para execução de novos projetos com o uso de outros recursos como o App Engine –  e o uso de extensões em API. Tais ferramentas colaboram para a evolução da TI dentro das empresas, diminuindo custos, automatizando operações e simplificando procedimentos internos.

Ficou com alguma dúvida? Para auxiliar os profissionais na migração para os serviços em nuvem e impulsionar a transformação digital, a Qi Network oferece um programa de mentoria voltado aos CIOs e demais líderes organizacionais. No programa são estruturadas estratégias de inovação e negócios, para fortalecer os empreendimentos diante um cenário competitivo.

Acesse agora o artigo Como acelerar a migração digital da sua empresa com o Programa de Mentoria Qi Network e saiba como participar.