Publicado em 8 dezembro 2016
Ter clientes satisfeitos deve ser um dos principais objetivos de toda empresa. Isso porque, além de serem responsáveis pelo lucro dela, eles podem trazer novos clientes através da indicação boca a boca.

Além disso, clientes realizados também podem se tornar os principais defensores da marca, assim como clientes frustrados podem acabar com sua reputação. O que você está esperando para evitar esse problema? Confira nesse post 5 ferramentas para te ajudar a fidelizar clientes!

Como fidelizar clientes?

Para fidelizar clientes, é preciso colocá-lo no centro da estratégia da empresa e envolver todos os funcionários na missão de proporcionar a melhor experiência para cada um deles. Isso significa estar atento ao que o cliente precisa e buscar solucionar seus problemas. É preciso fazer com que os clientes se sintam próximos da empresa e que encontrem ali o que precisam. A melhor forma de alcançar essa meta, é através do uso de tecnologia. Confira ferramentas que podem ajudar:

1. Atendimento personalizado

O atendimento personalizado é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes, pois, através dele, é possível oferecer o que cada cliente precisa, solucionando seus problemas e deixando-os satisfeitos. Para isso, é preciso conhecer as necessidades de cada cliente, além de manter contato mesmo após a compra ter sido efetuada. É fundamental envolver todos os funcionários nessa etapa.

2. Coleta de dados dos clientes

Através da centralização de dados dos clientes, é possível conhecer cada um deles com informações como produtos que geralmente compram, quando e quantas vendas já foram realizadas para aquele cliente, entre outras. Com o histórico de compras e outros dados dos clientes agrupados, em uma planilhas por exemplo, é possível adotar medidas como as de atendimento personalizado.

3. Pesquisa de satisfação de clientes

A pesquisa de satisfação é uma forma de atuar em duas frentes: manter diálogo com os clientes, fazendo-os se sentir mais próximos da empresa e que sua opinião importa; e conhecer as demandas dos clientes para poder oferecer serviços e produtos que possam, de fato, atender suas necessidades.

4. SMS profissional

Um sistema de envio de SMS, se usado de maneira correta, é uma excelente forma de se aproximar dos clientes. As mensagens permitem uma comunicação rápida, com grande possibilidade de leitura. Mas atenção: é imprescindível ter autorização do cliente para enviar as mensagens e sempre oferecer a possibilidade de cancelamento do envio.

5. Newsletter

Assim como o SMS, o envio de emails é outra maneira de criar um canal de comunicação personalizado e próximo do cliente. Aqui vale o mesmo cuidado de pedir autorização para o envio de mensagens e de oferecer a possibilidade de cancelar o recebimento dos emails.

Neste post, você aprendeu a importância que o cliente tem para a sua empresa. Clientes satisfeitos podem propagar sua marca por onde passam, agregando mais valor à ela e tornando possível o surgimento de novos clientes. Para te auxiliar nessa missão, listamos 5 ferramentas que ajudam a fidelizar clientes.

Tem alguma dica ou dúvida sobre fidelização de clientes? Compartilhe com outros profissionais nos comentários!

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