Publicado em 19 junho 2018

Um dos principais papéis e desafios do setor de recursos humanos é encontrar meios e desenvolver projetos para fortalecer a cultura e clima organizacional de uma empresa. Embora sejam aspectos intangíveis, são eles que irão moldar e guiar o comportamento dos colaboradores, contribuindo para a permanência e o engajamento. Para consolidar os valores e objetivos de uma organização, os gestores podem adotar ferramentas e instrumentos como do Google G Suite.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte University Press, publicada em 2017, a cultura e clima organizacional, o engajamento e a reputação dos empregadores para o mercado são as principais prioridades para os líderes das empresas. Esses conceitos são formados por elementos cada vez mais complexos, diante o atual cenário de transformações digitais e a contratação de colaboradores da geração millennial, que exigem dos gestores e líderes empresariais diferentes estratégias que venham a fortalecer a cultura interna.

Nesse sentido, os meios de gerir pessoas devem ser modernizados com o uso de programas e softwares que favoreçam os valores da empresa. No estudo Reescrevendo as regras para a Era Digital da Deloitte, são listadas características fundamentais que contribuem para obter um bom clima organizacional que gera maior produtividade e engajamento dos colaboradores. Abaixo listamos alguns pontos:

  • Autonomia;
  • Metas claras e objetivas;
  • Flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • Treinamento e suporte na realização de atividades;
  • Missão e propósito, etc…


Com o pacote de soluções em nuvem da Google os gestores podem aperfeiçoar tais fatores e implantar novos meios de promover um ambiente favorável a criação de práticas direcionadas à transformação digital. Entre as inúmeras funcionalidades do G Suite para gestão, estão:

  • A unificação dos canais de comunicação;
  • elaboração de relatórios, estudos e apresentações de forma colaborativa;   
  • Criação de enquetes e formulários, como uma avaliação do clima organizacional;
  • Armazenamento seguro de informações e documentos dos colaboradores, etc…

 

Esses recursos são favoráveis tanto aos gestores quanto aos funcionários, uma vez que todos têm acesso a mesma plataforma que dá autonomia para a criação de projetos. Nesse sentido, o G Suite promove o desenvolvimento do intraempreendedorismo – comportamento chave nas organizações digitais.

Cultura e clima organizacional: benefícios promovidos pelo G Suite

Manter funcionários motivados, engajados, produtivos e alinhados com os propósitos do negócio é uma tarefa árdua e que envolve vários elementos. A satisfação com os métodos da instituição são essenciais para gerar um bom clima organizacional e reter talentos. Por isso, os gestores devem se empenhar em utilizar sistemas que fundamentam e tornam concretos os propósitos e ideais da empresa.

Se a cultura da organização é flexível e busca dar mais liberdade de criação aos trabalhadores, por exemplo, é elementar fornecer meios que possibilitem agir dessa forma.  Com o G Suite, os valores da instituição são estruturados e consolidados em ações práticas. Para os gestores de recursos humanos, tais aspectos implicam na redução das taxas de turnover, facilidade para atrair talentos, controle de conflitos e mais disponibilidade para o desenvolvimento de outras ações.

Na pesquisa Reescrevendo as regras para a Era Digital, são indicados alguns passos para os líderes aprimorarem a gestão de equipes, e consequentemente fortalecer a cultura e clima organizacional:

  • Priorizar a experiência e o bem-estar do funcionário na empresa, reconhecendo o valor de cada membro da equipe para as estratégias da organização;
  •  Definir um líder sênior ou equipe para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores ou ainda programas para promover o crescimento profissional na empresa;
  • Aprender mais sobre design thinking e os meios que essa metodologia pode ser aplicada na gestão de pessoas;
  • Flexibilizar as relações de trabalho e modalidades de contratação, como home office;
  •  Mensurar os resultados e obter feedback regulares da equipe, etc…

Para auxiliar a aplicação desses princípios e engajar mais os colaboradores, os gestores podem contar com uma infinidade de instrumentos, aplicativos de controle, feedback, avaliação de desempenho, etc.

Abaixo, listamos algumas das ferramentas do G Suite e como elas aperfeiçoam a gestão e cultura interna:

  • Gmail: a unificação e padronização profissional dos emails da empresa gera unidade e identificação dos colaboradores. Pode parecer uma ação simples, mas o senso de pertencimento é um dos fatores que mais colaboram para manter uma boa cultura e clima organizacional. Com o Gmail, os gestores também centralizam os canais de comunicação, reduzindo a perda de tempo com grupos espalhados em redes sociais.
  • Google Formulários: a gestão de equipes envolve diferentes processos como Avaliações de Desempenho e Pesquisas de Clima Organizacional, que indicam a satisfação e performance da equipe. Com a elaboração de formulários online, os gestores podem agilizar esses procedimentos, aplicando diferentes modalidades de avaliações individuais e em grupo. As respostas podem ser visualizadas em gráficos, facilitando análises e tomadas de decisões. A ferramenta também disponibiliza opções avançadas de privacidade, permitindo o envio de respostas anônimas – ideal para a realização de Pesquisas de Clima Organizacional.


Além disso, com o Google Formulários é possível realizar o
recrutamento de funcionários de forma rápida e facilitada. A empresa pode elaborar uma série de questionamentos que auxiliam na identificação dos talentos que atendam as necessidades da empresa, buscando detectar, por exemplo, se o candidato possui características que correspondam com cultura organizacional. Assim, ao invés de buscar ferramentas ou soluções externas que tem um valor mais elevado, os gestores podem aproveitar todas funcionalidades do Google Formulários e acelerar a seleção e contratação de trabalhadores.

Um dos grandes desafios de culturas organizacionais fortes é o engajamento dos funcionários. Empresas que criam barreiras para colaboração e expressão livre de ideias, perdem talentos, criatividade e a satisfação dos trabalhadores que permanecem na instituição. Ademais, muitas tarefas acabam duplicadas e é necessário investir mais tempo e recursos no treinamento de novos funcionários.

Com o Google+ os colaboradores podem criar suas próprias redes de ideias e conhecimentos. Diferente de outras redes sociais, que por vezes dispersam e roubam a produtividade dos trabalhadores, com o Google + as equipes interagem com todo o time e agregam informações relevantes para o negócio. A ferramenta também aproxima os líderes e coordenadores aos demais funcionários, melhorando o clima organizacional.

Além de todas as vantagens específicas do G Suite, as empresas ganham produtividade, reduzem os riscos de perda dos arquivos e se preparam para adoção de tecnologias emergentes.

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