Inovação Organizacional: conheça 5 barreiras a serem superadas!

Um bom gestor reconhece que inovar é necessário, mas será que sua empresa está investindo em inovação? Você sabe, por exemplo, usar o seu e-mail a seu favor? A inovação organizacional passa por diferentes processos e, atualmente, há de se concordar que, em todos eles, a tecnologia é uma ferramenta essencial.

Quando uma empresa resolve mudar e se dispõe a se atualizar por meio de novas tecnologias para o financeiro, para o setor de recursos humanos ou para a empresa como um todo, algumas dificuldades são encontradas no caminho.

Neste post, levantamos os desafios mais recorrentes das empresas na adoção de novas tecnologias e inovação de seus processos, buscando trazer dicas de como essas barreiras podem ser superadas. Acompanhe!

1. Cultura organizacional desalinhada

A cultura organizacional é tudo aquilo que envolve as atitudes que interferem nos resultados da empresa, por isso, é preciso criar uma cultura que preze pela inovação. Não adianta querer mudar e implementar novas tecnologias se a empresa está enraizada em uma cultura do papel.

Culturas conservadoras podem interferir negativamente quando o assunto é inovação, por isso, alinhe a cultura organizacional de acordo com as necessidades inovadoras de mudanças.

2. Recursos limitados

Para inovar é preciso investir, e nisso, podemos incluir tempo, pessoas e dinheiro. Muitos gestores querem inovar, conseguem enxergar as inúmeras vantagens das mudanças inovadoras em que podem resultar as tecnologias, porém, não querem investir.

Uma inovação organizacional efetiva terá níveis de investimento acima da média e os gestores precisam assumir esses riscos para que os retornos sejam possíveis. Aqui, destacamos a importância de pesquisar e de conhecer bem a empresa, entender as reais necessidades e as possíveis soluções.

3. Excesso de burocracia

Gerenciar uma mudança empresarial já não é uma tarefa fácil, imagina só fazer isso em uma organização presa às burocracias internas e pouco necessárias. Muitas empresas criam formas de organizar melhor suas tarefas internas e levam isso por anos e anos, trazendo novos meios sem descartar os antigos, o que no fim pode resultar em muita burocracia desnecessária.

É preciso reformular, limpar, tirar o excesso e depois implementar o novo, com o mínimo de burocracia possível. A inovação organizacional por meio da tecnologia é o fim da chamada “burocracia burro” pois traz a oportunidade de simplificação de processos.

4. Comunicação ineficaz

Quando um setor da empresa enxerga alguma necessidade de mudança e faz uma boa gestão de inovação internamente, isso deve ser levado a conhecimento de todos, pois pode ajudar a solucionar problemas de outros setores. Entretanto, se a comunicação empresarial não vai bem, provavelmente isso não acontecerá.

As novas tecnologias, com o apoio da internet, proporcionam maior aproximação dentro de uma organização e é preciso começar inovando nesse quesito quando essa é uma das falhas que interferem na gestão de inovação da empresa.

5. Baixa taxa de adesão

Poucas são as empresas que aderem à inovação na gestão empresarial, talvez por conta dos tópicos já citados acima, ou por acomodação. Podem ser muitos e diferentes  os motivos, portanto é preciso acreditar na inovação.

Uma organização inovadora não se prende a mudanças em pequenos setores, ela abrange para o todo, mudando e inovando de acordo com as alterações que acontecem no mercado. As pessoas mudam e são elas que gerem e mantêm uma empresa, por isso, é essencial que se acompanhe toda essa mudança.

Vimos que é de extrema importância que um gestor se preocupe com a inovação organizacional, pois assim, ele contará com uma estrutura que o apoie na gestão de inovação. Por meio de ferramentas oferecidas a partir de um simples acesso à internet, é possível melhorar o contato com os clientes internos e externos da empresa, além de outras vantagens que aumentam de acordo com o investimento em inovação.

A inovação vem para renovar, criar novos processos que poderão substituir outros, gerando resultados melhores e processos mais eficazes.

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.