Publicado em 23 Janeiro 2018

No ambiente corporativo, a quantidade de dados gerados em meios digitais não para de crescer.

Profissionais possuem soluções de TI integradas a uma grande parte das suas rotinas, seja para troca de informações, para comunicar-se com parceiros ou para realizar novas vendas. E, nesse cenário, saber utilizar tais registros para melhorar o ambiente de negócios é fundamental.

É aí onde a Inteligência Artificial entra. Ela permite que empreendimentos obtenham novos insights sobre as suas informações disponíveis, melhorem processos internos e possam criar serviços mais inteligentes. Assim, o negócio consegue manter-se competitivo e com um planejamento de mercado lucrativo.

Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe o post de hoje!

Como as empresas já estão adotando a Inteligência Artificial

2017 foi o ano em que as ferramentas de análise de dados e Inteligência Artificial ganharam um grande espaço no mercado. Elas estão auxiliando profissionais a evitarem fraudes, terem aplicações mais eficientes e criarem uma infraestrutura de TI confiável. Veja alguns casos de uso de IA no ambiente corporativo, a seguir:

Soluções de escritório

Com o auxílio de tecnologias de aprendizado de máquina, softwares conseguem compreender automaticamente quais são os recursos preferidos pelo usuário. Por meio de padrões de uso, o programa pode filtrar e destacar automaticamente as funcionalidades mais utilizadas. Assim, a experiência de uso torna-se mais ágil e inteligente.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Os algoritmos de Processamento de Linguagem Natural tornam o dia a dia de vários setores mais prático. Com a digitalização de documentos, o negócio poderá encontrar conteúdos rapidamente, mesmo que eles estejam em ambientes físicos. Assim, as chances de perder um contrato ou uma informação estratégica cairão drasticamente.

Segurança

Ampliar os mecanismos de segurança é uma necessidade de todos os negócios. Seja nos processos de vendas ou na gestão da infraestrutura de TI, é importante possuir mecanismos para evitar fraudes e ataques digitais. E, com a Inteligência Artificial, evitar problemas nessa área passou a ser algo simples e prático.

Algoritmos antifraude ou de segurança digital com elementos de IA incorporados à sua infraestrutura podem avaliar o comportamento do usuário e identificar ameaças que ainda não tenham sido documentadas. Já soluções de vendas podem cruzar múltiplos dados para identificar possíveis fraudes. Dessa forma, todos os processos do negócio tornam-se mais eficazes e confiáveis.

Como preparar sua empresa para a mudança

Independentemente do perfil do seu negócio, preparar-se para utilizar a IA no dia a dia é algo simples, mas que exige planejamento. A empresa deve ter uma visão estratégica, integrando soluções de IA aos processos mais importantes e buscando sempre a melhora do ambiente de trabalho. A seguir, listamos alguns passos que podem ser seguidos para o negócio ter a Inteligência Artificial como uma janela de oportunidades para novas vendas:

– Implemente ferramentas de colaboração que usam a Inteligência Artificial;

– Tenha ferramentas que usam a IA para a segurança de dados;

– Aplique a gestão de mudança para os funcionários adaptarem-se rapidamente ao novo ambiente.

Como criar negócios mais inteligentes e conectados às necessidades do mercado

Todo gestor de sucesso sabe do papel da tecnologia para melhorar processos e criar competitividade. Mas, com a Inteligência artificial, essa tendência ganhou uma nova cara: a IA permite que empreendimentos atuem de maneira estratégica, solucionando problemas comuns de forma inovadora e precisa.

Apesar dos desafios que a adoção de novas tecnologias impõe ao empreendimento, a IA deve ser vista como um investimento estratégico. Soluções que possuem funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial podem otimizar com mais eficácia o ambiente corporativo e causar um impacto maior nos índices de vendas. Dessa forma, a empresa pode manter-se eficaz e pronta para lidar com as demandas de clientes e parceiros comerciais.

A sua empresa já tem planos para adotar a Inteligência Artificial? Conta pra gente, deixando o seu comentário no post!

QI_CTA_CulturaDeInovacao