A inovação é um caminho essencial e cada vez mais urgente para as empresas, cujo fim culmina na maturidade digital em um mercado competitivo e em rápida transformação. Não se trata apenas de adotar mais tecnologias, mas principalmente de definir novos processos e uma cultura voltada à inovação. Para alcançar esse estágio, os líderes das organizações devem entender em que fase estão e onde desejam chegar. 

O estudo “Achieving digital maturity – Adapting your company to a changing world” publicado pela Deloitte em colaboração com a MIT Sloan Management Review, indicou algumas das características de empreendimentos com maturidade digital avançada:

  • multifuncionalidade das equipes;
  • planejamento estratégico de longo alcance;
  • realização de experimentos digitais e maior interação;
  • ambientes flexíveis, focados no crescimento profissional dos funcionários;
  • desenvolvimento de líderes digitais.


Esses atributos são conquistados gradualmente a partir do alinhamento de diferentes fatores, que incluem a adoção de tecnologias e ferramentas inovadoras. Apesar de não ser o cerne da inovação, o uso de novas tecnologias e a adoção de novas metodologias na gestão das equipes possibilita a realização dos diferentes aspectos que marcam os negócios na Era da Indústria 4.0.

Para os CEOs, a maturidade digital representa um amplo desafio, dada às rápidas alterações do mercado. O surgimento de inúmeras tecnologias têm transformado os valores das organizações, bem como dos produtos e serviços prestados. Nesse quadro, os líderes são os responsáveis por impulsionar uma nova mentalidade e hábitos nas organizações que, por vezes, ainda são marcadas por velhos procedimentos que impedem o amadurecimento digital. 

O princípio do darwinismo tecnológico “adapte-se ou morra”, define bem a situação que os líderes globais estão passando. No Brasil, muitos CEOs têm despertado para a urgência dessa transformação, despontando em seus segmentos de atuação.

Pilares da inovação para alcançar a maturidade digital

Não existe uma linha de chegada que as empresas atingem e então passam a ser consideradas maduras digitalmente. A inovação é um processo que demanda atualizações rápidas e constantes, equipes colaborativas e estratégias bem definidas. Esse último aspecto irá definir quais tecnologias deverão ser adotadas e com qual finalidade, principalmente com tantos serviços e produtos disponíveis no mercado. De modo geral, podemos agrupar a inovação em quatro tipos:

– inovação de processos;

– inovação de produto;

– inovação de serviços;

– inovação de modelo de negócio.


É importante ressaltar que essas quatro frentes de inovação estão interconectadas e irão ocorrer a partir de três pilares específicos: pessoas, processos e tecnologias. Esses três aspectos estão diretamente ligados à produtividade, infraestrutura de TI e inteligência de dados nas instituições.



Entenda a seguir como esses conceitos se relacionam nas categorias de inovação abaixo, bem como cada área pode ser trabalhada para potencializar os resultados da sua empresa.

Produtividade


Colaboração, agilidade, mobilidade e informação disponível para as equipes são pontos essenciais para garantir a inovação nas empresas. Sem equipes ágeis que atuem o máximo de produtividade, nenhum processo de mudança pode caminhar de modo adequado. Isso porque os times serão os principais responsáveis por aplicar as mudanças e ações necessárias para potencializar a inovação organizacional. Por isso, é essencial eliminar ferramentas defasadas e lentas, garantindo o máximo de digitalização e otimização de processos para as equipes.


Sistemas de softwares locais, ou até mesmo a ocorrência de processos manuais, dificultam a cooperação entre equipes e aumentam o retrabalho de tarefas simples, como a criação de apresentações e documentos de texto. Sem agilidade em questões mais básicas, os times ficam sem tempo para atuar em projetos mais estratégicos e desenvolver novas soluções para as empresas.


Não por acaso, o uso de ferramentas em nuvem é um dos primeiros passos para promover a inovação organizacional. Com esta tecnologia, os funcionários podem compartilhar ideias, projetos, documentos, apresentações com facilidade e total agilidade. Pelo Google Workspace, por exemplo, os profissionais podem realizar o armazenamento seguro de informações online, que podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet — aumentando a mobilidade dos colaboradores.



Todas essas vantagens preparam os colaboradores para a utilização de outras tecnologias exponenciais, como blockchain, inteligência artificial e outras tendências. Como indicado anteriormente, o foco da inovação não são as ferramentas em si, mas o comportamento dos colaboradores em um cenário digital em constante mudança. Os instrumentos e ferramentas como as tecnologias em nuvem, possibilitam uma comunicação mais ágil e eficaz entre as equipes, aumentando a produtividade.




Um dado interessante da pesquisa da Deloitte é que 70% das empresas que estão em estados avançados de maturidade digital trabalham com equipes multifuncionais, o que exige uma grande conectividade e organização dos colaboradores. Mais uma vez, o uso de tecnologias e serviços em nuvem viabiliza o desenvolvimento das atividades de forma prática e ativa. Com as ferramentas do G Suite, por exemplo, os funcionários concentram as tarefas em uma única plataforma, aumentando a colaboração entre os times.

 

Infraestrutura de TI 


Além da produtividade, outra categoria essencial para impulsionar as diferentes formas de inovação nas empresas, é a mudança de paradigma em relação à infraestrutura de TI. Nas empresas tradicionais o modelo ainda predominante é o de armazenamento de dados local com o uso de data centers, que exigem uma série de investimentos, cuidados e mão-de-obra qualificada.



Mesmo com alguns benefícios como a personalização e o controle interno dos sistemas, esse modelo apresenta uma série de riscos e limitações, que podem colocar em jogo as atividades da empresa em momentos de pico ou apresentar falhas de segurança. A inovação nesse sentido, está na adoção da cloud computing que garante o máximo de proteção e alta disponibilidade para as organizações.



Na prática, com uma infraestrutura digital as empresas têm escalabilidade ilimitada, elasticidade dinâmica, otimização de custos, segurança avançada, backup de dados, e outros benefícios que favorecem a inovação de processos.



Com o armazenamento na nuvem, os especialistas deixam de se preocupar com questões operacionais para o armazenamento local de dados, backups manuais, aquisição de novos equipamentos e recursos de segurança, e passam a trabalhar em atividades mais estratégicas, focando em soluções inovadoras para TI, análises avançadas de dados e outras ações.




Entenda melhor as diferenças entre o armazenamento local e as vantagens no uso de serviços de cloud computing para as empresas. 

Inteligência de dados

Por fim, a terceira categoria essencial para garantir a inovação de processos, produtos, serviços e modelos de negócios é o uso da inteligência de dados para tomada de decisões estratégicas e gestão avançada da empresa. Trata-se da evolução dos tradicionais relatórios e análises dos setores, que muitas vezes são feitos de forma manual nas empresas e acabam tendo problemas de rastreabilidade, produtividade e até mesmo erros nas informações.


Com o uso de sistemas digitais avançados, as instituições têm acesso rápido e seguro aos dados do mercado e da empresa, garantindo análises completas e aprofundadas para todos os setores. A partir das informações coletadas, os profissionais podem identificar tendências e oportunidades nos negócios para diferenciação no mercado, bem como potencializar áreas e resolver problemas específicos.



De fato, não há limites para o uso e análise de dados nas empresas. Com os recursos de inteligência artificial, big data e analytics, por exemplo, as empresas podem potencializar as vendas, aperfeiçoar o atendimento aos clientes, expandir o portfólio, criar processos e modelos de serviços inovadores. Tudo isso, é claro, em sincronia com as outras categorias de inovação apresentadas anteriormente.

Em resumo


A inovação organizacional é marcada por uma profunda mudança de mindset das equipes e dos líderes das empresas. Para isso, é fundamental garantir a colaboração entre os times, uma infraestrutura segura e ainda ter a capacidade de análises avançadas de dados. Juntas, essas frentes irão garantir maior produtividade, otimização de processos e a diferenciação no mercado, a partir da inovação em diferentes áreas nas empresas. 


Nesse sentido, é importante lembrar que cada instituição é única e a forma que cada processo e mudança será desenvolvido dependerá muito do nível de maturidade digital apresentado. Algumas empresas deverão investir mais na colaboração e produtividade, enquanto outras deverão modernizar sua infraestrutura. Por outro lado, as que já têm uma boa infraestrutura, podem inovar a partir do uso de dados, ou vice e versa. Por isso, é essencial contar com o apoio de especialistas em negócios digitais e inovação que estejam aptos a colaborar com um amplo planejamento estratégico, focando nos objetivos e necessidades de cada organização.



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