Publicado em 17 janeiro 2017

Tendência cada vez mais presente em várias empresas, sobretudo aquelas da área de tecnologia, a Metodologia Scrum tem substituído gradualmente os sistemas tradicionais de gerenciamento de projeto comumente usados nas organizações.

As grandes vantagens atribuídas a essa novidade são a agilidade, a ênfase na qualidade do produto e a transparência. Se você ficou curioso, continue a leitura para entender como essa metodologia funciona e saber como implementá-la em seus projetos.

O que é a Metodologia Scrum?

A Metodologia Scrum é um sistema de gerenciamento de projetos mais ágil, que promete entregar uma grande quantidade de trabalho em muito menos tempo. Começou a se popularizar principalmente com o livro A Arte de fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo — escrito por Jeff Sutherland, ele apresenta o passo a passo da implementação do Scrum.

No início, ela era usada principalmente em empresas da Tecnologia da Informação. Hoje, está presente em diversas organizações e pode ser aplicada em projetos de todo tamanho e segmento.

O que é preciso para aplicá-la a meu projeto?

Alguns elementos são essenciais para a aplicação da Metodologia Scrum em seu empreendimento. Para isso, é preciso definir alguns papéis:

  • Product Owner
  • Equipe Executora
  • Scrum Master

O primeiro é a ponte entre os clientes e as pessoas responsáveis por executar aquele projeto. É ele quem diz o que precisa ser feito e o que deve ser alterado no produto desenvolvido.

Já a Equipe Executora, é quem de fato realizará o projeto. Formada por três até nove pessoas, ela deve possuir 100% das habilidades necessárias para entregar o que foi estabelecido.

Por último, o Scrum Master é quem vai garantir que a metodologia está sendo corretamente aplicada. Por isso, ele deve dominar os princípios e a ajudar a equipe a segui-los.

Quais são as etapas de aplicação?

Definidos os papéis, chegou a hora de colocar a Metodologia Scrum em prática. Para isso, é preciso definir qual será o Product Backlog — uma lista que contém tudo que precisa ser feito para a entrega do projeto. Esses itens devem ser organizados de acordo com sua prioridade de execução e o seu tempo de duração.

Recomenda-se que, em vez de estimar o quanto cada elemento demora para ser feito em horas, faça-se uma classificação por tamanho (P, M, G) ou em uma escala de pontos. Isso porque primeiro tipo de previsão é mais difícil para a maioria das pessoas.

A partir disso, as tarefas programadas serão executadas em ciclos curtos de tempo, chamados de Sprint. Eles devem durar entre uma semana e um mês. Para cada um desses períodos, é definido um Sprint Backlog, que é qual parte total do projeto deverá ser feita naquele tempo. Assim, serão feitos quantos Sprints forem necessários até a finalização do produto.

Para compartilhar as informações durante a execução, podem ser utilizadas plataformas como o Google Drive, que permite agilizar o trabalho com funções como a edição simultânea de um documento por mais de uma pessoa. Outras tecnologias também podem ajudar bastante no processo.

Como é feito o controle?

Um dos benefícios do Scrum é a transparência e o alto grau de controle das etapas do projeto. Durante cada Sprint, a equipe executora deverá se reunir diariamente para discutir o andamento das atividades. Essa reunião deve durar no máximo 15 minutos e responder somente a três perguntas:

  • O que você fez ontem para alcançar o objetivo desse Sprint?
  • O que você fará hoje para isso?
  • Existe algum impedimento para sua conclusão?

Essas indagações permitem resolver rapidamente qualquer problema que possa surgir. Além disso, fornece insights importantes ao projeto. Ferramentas como o Jamboard podem tornar esse momento ainda mais dinâmico.

Ao final do ciclo, acontece a Sprint Review Meeting. Nela, é apresentado o que foi concluído naquele período e quais foram as lições aprendidas. Tudo isso servirá de insumo para executar melhorias no próximo ciclo e aumentar a produtividade da equipe.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Metodologia Scrum, que tal aplicá-la em seus próximo projeto? Deixe seu comentário com suas dúvidas sobre o assunto!

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO

Leia também: