Publicado em 12 Janeiro 2017

Não importa qual seja o segmento de mercado — conhecer quem são os seus clientes é fundamental. Uma grande aliada nessa tarefa são as pesquisas online: uma forma rápida e acessível de criar questionários e obter informações que ajudam a traçar o perfil do seu consumidor e a conhecer melhor o mercado no qual você está inserido. É possível criar questionários para descobrir praticamente qualquer coisa, desde o nível satisfação dos seus clientes com o serviço oferecido até o desenvolvimento de novos projetos.

Saiba exatamente o que seus clientes desejam e tome decisões mais inteligentes com base em dados. Aprenda agora o básico que você precisa saber sobre pesquisa online!

Planeje-se

Nem o melhor mapa do mundo é capaz de orientar a direção de quem não sabe para onde está indo. Escolha seu destino e defina qual o objetivo da sua pesquisa. Quais respostas você pretende obter? O que realmente deseja saber? Qual o perfil de entrevistado que você precisa? Tenha isso em mente antes de começar.

Tome cuidado para não cair na tentação de querer obter o máximo de informações possíveis com um único questionário e se tornar desnecessariamente massivo e, pior, acabar por acumular informações que depois serão pouco úteis.

Escolha a melhor forma de coleta

Existem situações nas quais é necessário fazer a pesquisa com clientes já convertidos ou com pessoas que já conhecem o seu produto. Como uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Em outros, como em um teste de campanha, são necessárias respostas de pessoas aleatórias. O ideal então é utilizar um painel de respondentes.

Seja direto e sucinto

Crie um questionário simples com perguntas diretas e de fácil compreensão para o perfil de entrevistado que você definiu. Muita atenção para não cair em erros comuns de comunicação com o público, como utilizar jargões ou termos técnicos que podem não ser entendidos. Tenha cuidado com a redação de cada pergunta e tente ser o mais breve possível — questões muito longas tendem a se tornar confusas.

Contemple todas as opções de respostas na sua pesquisa online

Revise o questionário e verifique se todas as opções de respostas possíveis estão contempladas. Por exemplo, se o objetivo da pergunta é descobrir uma definição de preço, certifique-se de não ter pulado nenhuma faixa de valor. Também sempre se questione se não é o caso de disponibilizar opções de respostas como “não sei” ou “outro”.

Teste o questionário

Antes de enviar a pesquisa para o seu público é preciso ter certeza que está tudo certo com o seu questionário. Por isso peça para algumas pessoas com um perfil parecido com o que você deseja atingir respondam a pesquisa. Depois pergunte se elas tiveram alguma dificuldade na hora de responder e confirme se compreenderam os enunciados da forma que você planejava.

Também recomendamos enviar a pesquisa para um seleto grupo de teste primeiro. Algo como 10% do total que você deseja atingir. Acompanhe de perto o desempenho da pesquisa com esse recorte e veja se existe algo que pode ser melhorado ou descartado. Essas pequenas ações podem fazer você economizar horas de retrabalho e ajudam a refinar ainda mais as respostas.

Siga esses passos e faça uma pesquisa online de sucesso que te ajudará a tomar decisões com mais segurança. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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