Publicado em 8 fevereiro 2018

As facilidades do armazenamento na nuvem são inúmeras e podem trazer grandes avanços para a sua empresa.

Se ainda assim, você ou sua equipe preferem acessar seus dados da maneira tradicional, a boa notícia é que você pode sincronizar arquivos do Google Drive para poder acessá-los diretamente do gerenciador de arquivos do seu computador.

Essa nova forma de gerenciar seus arquivos é possível por meio do Drive File Stream, programa do Google lançado para os clientes do G Suite. Nesse modelo, você não precisará abrir o navegador de internet para explorar suas pastas ou mover arquivos do Google Drive. Quer entender mais sobre como isso funciona? Acompanhe este post até o final!

Quais as vantagens de sincronizar arquivos do Google Drive?

Mesmo com todas as vantagens da nuvem, ainda existem diversos motivos para acessar seus arquivos localmente. Ao contar com tudo acessível a partir do explorador de arquivos, você ganha em rapidez ao procurar pelo que você precisa. Outra vantagem é conseguir fazer upload de arquivos, bastando arrastá-los para a pasta correta.

Utilizando o Drive File Stream, você passa a ser capaz de abrir os seus arquivos do Google Drive pelo próprio computador. No entanto, nenhum deles ocupa espaço em disco, já que eles são apenas links para as versões hospedadas na nuvem.

Isso permite que você possa acessar os seus dados com rapidez e, se necessário, mantenha uma versão armazenada localmente caso precise dela em um local sem acesso à internet. Por funcionar em segundo plano, o software realiza todo o trabalho sem que você tenha que configurá-lo.

Como sincronizar arquivos do Google Drive no computador?

Ao utilizar o G Suite em sua empresa, o recurso de sincronizar arquivos do Google Drive precisa ser habilitado para a equipe pelo painel administrativo. É nessa seção que você consegue ter controle a respeito de todas as funcionalidades que podem ser usadas pelo time.

Depois disso, cada usuário deverá baixar e instalar o Drive File Stream no computador onde deseja visualizar seus arquivos. Ele será totalmente integrado ao sistema operacional, exibindo tudo o que está armazenado na nuvem com os ícones correspondentes.

Lembre-se de que a sincronização depende da sua conexão com a internet. Se você perder acesso, não conseguirá acessar seus dados. No entanto, pode inserir novos arquivos para serem sincronizados assim que conseguir se conectar novamente.

Como desinstalar o Drive File Stream?

O Drive File Stream é instalado no computador como qualquer outro software. Para desativar a sincronização, é necessário desinstalar esse programa. Isso é feito por meio das configurações do seu sistema.

Não se preocupe: o processo não vai apagar os arquivos do seu Google Drive. Ele vai apenas desativar a sincronização. A partir desse momento, todos os arquivos que você modificar na pasta não serão atualizados na nuvem.

Todos os dias podem surgir novidades inovadoras para quem usa o G Suite no ambiente corporativo. Fique de olho nas tendências para aproveitar as melhores delas e aprimorar o modo de trabalhar da sua empresa. Afinal, a tecnologia serve para tornar a sua atuação mais produtiva e trazer mais qualidade às suas entregas.

O que achou da possibilidade de sincronizar arquivos do Google Drive? Deixe a sua opinião nos comentários.

QI_CTA_CasesdeSucesso