Publicado em 6 maio 2019

A migração para nuvem envolve diferentes etapas e a definição de um planejamento estratégico adequado aos objetivos de cada empresa. Os desafios são dobrados nas grandes organizações, e por isso é essencial contar com técnicos e especialistas em gestão da mudança e desenvolvimento de soluções personalizadas para as equipes. Além de ter pleno domínio das ferramentas em nuvem e experiências de migração em empresas de diferentes segmentos, os especialistas em cloud computing como os profissionais da Qi Network podem auxiliar as empresas na definição de soluções inovadoras e na escalada para atingir a maturidade digital.

Saiba no artigo quais são os principais desafios da migração para nuvem e como a Qi Network pode ajudar as grandes empresas nesse processo. Confira!

Os desafios de realizar a migração para nuvem

Não existem mais dúvidas de que a migração para nuvem é um caminho inevitável para as empresas. Além de reduzir custos, ampliar a produtividade e a colaboração das equipes, com os serviços em nuvem há maior segurança, controle e mobilidade para os funcionários e líderes das organizações. Ademais, com as ferramentas em nuvem as empresas podem desenvolver serviços inovadores com facilidade para atender melhor aos clientes, se destacando e ampliando a competitividade de mercado.

Mais do que uma tecnologia inovadora ou uma tendência para as empresas do futuro, a nuvem é uma necessidade urgente para o atual crescimento e até mesmo a sobrevivência das empresas. Isso porque a nuvem também favorece o desenvolvimento de habilidades digitais, a transformação da cultura organizacional e a formação de equipes digitais – elementos básicos para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para adoção de outras tecnologias emergentes que irão revolucionar o mercado nos próximos anos.

Mas embora a migração para nuvem apresente inúmeras vantagens, a simples mudança de ferramentas ou a transição da infraestrutura para os serviços na nuvem pode não alcançar os resultados esperados – principalmente nas grandes organizações. Além de problemas como a Shadow IT – que é quando parte dos funcionários continuam a utilizar ou buscam ferramentas diferentes das adotadas pela empresa, comprometendo a segurança e a colaboração entre as equipes – sem uma preparação adequada e a definição de um planejamento estratégico voltado para os negócios, a migração para nuvem pode ser ineficaz.

Mais do que um fornecedor de ferramentas em cloud computing, é essencial buscar o apoio de especialistas em migração para nuvem de acordo com as necessidades da organização. Empresas especializadas como a Qi Network, que tem o foco na migração para nuvem em grandes empreendimentos, oferecem uma série de serviços diferenciados para atender às necessidades das instituições.

Saiba a seguir, quais são esses serviços e como a sua empresa pode se beneficiar disso.

Implementação e migração para o G Suite

O G Suite é um conjunto de ferramentas em nuvem do Google, que proporciona inúmeros benefícios para as empresas, integrando diversas funcionalidades em uma única plataforma de modo seguro e simplificado. Além de proporcionar maior colaboração entre as equipes, facilitar a comunicação e o acesso aos arquivos armazenados virtualmente, com o G Suite as empresas podem otimizar vários processos em diferentes segmentos, ampliando a produtividade e reduzindo custos.

Um exemplo de ferramentas do G Suite é o Google Docs, que permite criar documentos de texto com vários colaboradores ao mesmo tempo e à distância. Esse tipo de solução em nuvem substitui os programas criação de texto tradicionais, instalados nos computadores e servidores locais. Com o Google Docs há maior agilidade e interação entre os colaboradores na criação de documentos, que podem ser acessados por qualquer dispositivo com acesso à internet com total segurança. Além do Docs, existem várias outras ferramentas e recursos do G Suite que ampliam a produtividade e aperfeiçoam a comunicação entre as equipes.

De modo prático, a migração para o G Suite pode ser considerada a primeira etapa no processo de migração para a nuvem. A plataforma integra inúmeros recursos de diferentes ferramentas do mercado, gerando redução de custos e automação de processos, substituindo também ferramentas lentas e ultrapassadas como os softwares on-demand.

Para realizar a migração de modo ágil e suave para a nuvem, com o mínimo impacto possível nas grandes empresas, a Qi Network desenvolve um plano personalizado para cada organização, identificando as principais necessidades das equipes e como elas podem ser supridas pelas ferramentas do G Suite. No planejamento, também são analisados os objetivos da empresa e como os serviços em nuvem podem contribuir para alcançar melhores resultados para os negócios.

A partir disso é desenvolvido um plano de gestão da mudança, que irá garantir o engajamento dos colaboradores e o treinamento de modo ágil e facilitado das equipes. Para isso, durante o período de implantação são disponibilizados diversos materiais para o treinamento dos funcionários, em uma central de estudos exclusiva da Qi Network, a Qi Academy. Esse portal de conteúdo facilita a capacitação de grandes equipes e de empresas que possuem várias filiais, como foi o caso da Rede Carrefour. Além disso, são desenvolvidos sistemas de gamificação para incentivar e retribuir os colaboradores com maior engajamento das equipes.

Outro ponto importante da implementação e migração para o G Suite é a transferência dos arquivos e documentos legados para a nova plataforma. Para isso a Qi Network oferece todos os procedimentos e recomendações necessárias para passar os documentos, informações e e-mails dos funcionários para o novo sistema. Nas grandes empresas, todos esses serviços são reforçados pelos recursos avançados de segurança do G Suite Enterprise ou Business – que são as modalidades de licenças indicadas para os empreendimentos com mais de 350 colaboradores.

Em resumo, a Qi Network oferece todo o apoio e suporte para realizar com sucesso o processo de migração para nuvem em grandes empresas. Após a implementação e migração para o G Suite, as empresas podem contar com outros serviços de personalização das ferramentas e até a migração de toda ou parte da infraestrutura para nuvem.

Acesse o Case de Sucesso da migração para nuvem da Rede Carrefour, e conheça as ações desenvolvidas pela Qi Network na empresa.

A importância de realizar a migração para nuvem com um Parceiro Premier do Google

Ao buscar uma empresa para realizar a migração para nuvem com a adoção dos serviços do G Suite é essencial buscar especialistas certificados pelo Google. Os Parceiros Premier, como a Qi Network, oferecem serviços complementares tais como os indicados anteriormente, que têm o objetivo de potencializar as ações de migração e a utilização das ferramentas. Mais do que um fornecedor, um Parceiro Premier têm uma visão ampla de negócios, tecnologia e inovação, além de fornecer soluções personalizadas aos clientes.

A Qi Network foi uma das primeiras empresas certificadas pelo Google no Brasil e hoje é referência no mercado. Além de possuir profissionais especializados com certificação G Suite e orientados à prestação de serviço de acordo com as melhores práticas de TI, a Qi Network:

– promove eventos e treinamentos para capacitar as equipes;
– disponibiliza uma plataforma de ensino exclusiva para os clientes;
– desenvolve soluções personalizadas no G Suite;
– faz todo o acompanhamento das empresas rumo à maturidade digital, etc.

Entre em contato agora mesmo com os nossos consultores e dê início ao processo de migração para nuvem na sua empresa.