Publicado em 22 novembro 2016

Um estudo, sobre os novos desafios das empresas do século XXI, destaca que um dos principais setores que precisam se modernizar para que as empresas evoluam é o RH. Um dos requisitos para o RH moderno é o uso da tecnologia e suas inovações.

As empresas estão mudando e seus colaboradores também, por isso, é necessária uma transformação no processo de recrutamento, adaptando-o a uma nova cultura organizacional. Nesse sentido, os recursos tecnológicos são responsáveis por parte dessa transformação, fornecendo uma base mais sólida de dados acerca do candidato e facilitando sua análise.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 5 vantagens de aliar a tecnologia ao processo de recrutamento!

1. Mais eficiência

Imagine procurar candidatos sem o auxílio da internet? Nos dias de hoje, é até estranho pensar que isso já ocorreu.

O uso do e-mail, das plataformas de emprego e redes sociais para divulgar vagas já se tornou uma rotina. Diante disso, podemos perceber o quanto a tecnologia soluciona problemas e agiliza os processos de um estabelecimento, seja qual for seu ramo.

A eficiência é uma marca indiscutível da modernização de procedimentos.

2. Otimização do tempo

Sem dúvidas, o tempo é uma das principais variáveis afetadas pelo uso da tecnologia. Resolver questões com a ajuda de recursos digitais proporciona mais tempo livre para cuidar de outros aspectos, como funções estratégicas, além de tornar os processos menos burocráticos e trabalhosos.

O tempo é poupado e, consequentemente, o recrutador também.

3. Redução de custos

A partir de um único investimento, como um software de recursos humanos, é possível desempenhar diversas funções sem precisar gastar a cada nova demanda.

O sistema tradicional requer investimentos constantes a cada processo seletivo, já o uso de recursos digitais permite que as ferramentas estejam sempre disponíveis sem um custo extra.

4. Capacitação

A tecnologia dentro de empresas é uma aliada para a transformação da cultura organizacional. Uma das consequências de seu uso é a formação de uma cultura de aprendizado que promove conhecimento técnico e mais autonomia para seus colaboradores.

Aumentar a qualidade do trabalho do recrutador, promovendo capacitação profissional, é o primeiro passo para contratar as melhores pessoas para o seu negócio.

5. Gerenciamento de processos de recrutamento

Gerenciar processos se torna uma utopia sem o uso de instrumentos adequados. Dessa forma, dependendo da urgência de cada um, alguns se perdem no caminho e não são guiados de acordo com um mesmo padrão, perdendo qualidade.

Com o auxílio da tecnologia, é possível estruturar o recrutamento, criando etapas e respeitando-as. A automação torna o processo mais didático, facilitando a compreensão para todos os envolvidos.

Com o passar dos anos, novos cargos vão sendo criados no mercado, os quais estão cada vez mais distantes do modo convencional que conhecemos. Por isso, o recrutamento precisa acompanhar essas mudanças, pois uma escolha acertada no começo traz benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador, que poderá desenvolver seus potenciais com mais facilidade.

Agora que você já conhece as vantagens de aliar a tecnologia ao recrutamento, compartilhe esse conteúdo na sua rede e ajude outras pessoas a saberem dessa tendência que já é uma realidade!

QI_CTA_CardsTransformationRH