Publicado em 30 agosto 2016

Com o grande volume de informações que as empresas produzem é mais do que natural procurar formas de armazenamento eficazes e de baixo custo. Neste cenário, métodos de armazenamento tradicionais convencionais como pendrives e outros dispositivos físicos disputam espaço com novas tecnologias, como o armazenamento na nuvem.

Mas nessa batalha qual será o vencedor que dará à sua empresa uma maior comodidade e segurança? Confira neste post quais as vantagens e desvantagens de fazer o backup dos seus arquivos em um pen drive ou na nuvem!

Segurança das informações

Infelizmente, pen drives estão expostos a muitos riscos, como ataques virtuais, vírus, limitação do ciclo de vida do dispositivo, podendo ainda sofrer danos devido à temperaturas elevadas e umidade, além de queimar ou ter seus arquivos corrompidos caso sejam removidos abruptamente da porta USB.

Por outro lado, arquivos armazenados na nuvem não estão sujeitos a deterioração, perdas ou ciclo limitado de vida. Os dados são distribuídos em diversos servidores para que, caso ocorra algum problema em algum deles, as informações sejam redirecionadas para outro servidor.

Esse sistema conta ainda com um esquema de segurança de alto nível, com atualizações constantes que aumentam significativamente a proteção contra a ação de hackers e vírus.

Acessibilidade e compartilhamento

O aprimoramento dos processos corporativos e a eficiência das equipes envolvidas depende, em grande parte, da coleta e interpretação das informações que são produzidas. O ideal é que essas informações sejam acessíveis e compartilhadas entre os membros do grupo.

O pen drive é capaz de guardar informações somente para quem o possui. Caso o backup seja realizado nesse dispositivo, poucos terão acesso aos seus dados, tornando o trabalho colaborativo praticamente inviável. Repassá-lo de mão em mão aumentará as chances de perdas de arquivos e contaminações por vírus.

Em contrapartida, o armazenamento na nuvem fica acessível a qualquer usuário que tenha privilégios de acesso preestabelecidos. Isso permite a conexão de vários departamentos para que trabalhem juntos em uma estratégia harmoniosa, da gestão de TI até o setor comercial.

Gestão dos arquivos

Gerenciar o grande volume de dados corporativos não é uma tarefa fácil e, ocasionalmente o gestor pode se perder pelo caminho. Com o intuito de ter mais controle das informações, muito optam pelo backupmanual em pen drives. Mas esse procedimento está sujeito a falhas humanas e pode deixar os dados mais vulneráveis.

O armazenamento na nuvem permite um backup automático e em tempo real à medida que os arquivos são criados e atualizados. Além disso, a centralização dessas informações na nuvem facilita a gestão porque a empresa pode determinar quem poderá ter acesso a certas informações e por quanto tempo estarão disponíveis.

Custo-benefício

Dispositivos físicos de armazenamento, como pen drives, são adquiridos por um valor que variam de acordo com a capacidade e o modelo. Devido a sua própria natureza material, precisam de cuidados especiais e com o tempo precisam ser substituídos. Por isso, não é aconselhável que você confie em apenas uma única mídia de armazenamento.

Já os serviços de armazenamento na nuvem são uma alternativa de baixo custo, com valores que variam conforme a capacidade de armazenamento e o número de usuários. Por outro lado, o gestor não precisará preocupar-se com gastos de manutenção, já que isso fica a cargo do fornecedor.

Capacidade de armazenamento

Os pen drives são encontrados em diferentes capacidades de armazenamento, mas todos eles têm algo em comum: possuem um limite. Por outro lado, uma das maiores vantagens do armazenamento em nuvem é a disponibilidade de serviços de armazenagem ilimitada, assim como oferece o Drive do Google for Works.

No decorrer dos anos, passamos por diversos tipos de mídias de armazenamento, desde os modelos de disco magnético, como os antigos disquetes, até os modelos eletrônicos atuais, como os pen drives. E a evolução continua com modelos de armazenamento na nuvem que oferecem cada vez mais flexibilidade e segurança, em especial no ambiente corporativo.

E no seu caso? Qual a forma de backup de arquivos que você acha mais eficiente? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

QI_CTA_CardsTransformationTI