Publicado em 12 dezembro 2017

Para muitas pessoas, o uso do e-mail caiu muito ao longo do tempo. De fato, boa parte da comunicação na internet hoje é feita através de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

Porém, o e-mail ainda tem sua relevância, especialmente para o marketing digital. Por exemplo, você sabia que é possível utilizar Gmail e Planilhas Google para montar campanhas de e-mail marketing?

Você provavelmente já conhece estas ferramentas do G Suite: o serviço de e-mail corporativo do Google e o editor de planilhas online. Se você pretende começar uma campanha de e-mail marketing, é possível utilizar um complemento (add-on) que integre ambos os recursos: o “Yet Another Mail Merge”, que pode ser traduzido livremente como “mais outra mala direta”, ou abreviado como YAMM.

Não conhece esta ferramenta ainda? Então continue lendo e veja como ela pode te ajudar a unir Gmail e Planilhas Google em suas campanhas.

Como utilizar este add-on?

Para colocar essa ferramenta em uso, você precisa de apenas 3 coisas:

  • uma conta no Gmail;
  • uma planilha do Google Drive;
  • ter o YAMM instalado.

Com tudo em mãos, basta montar a sua planilha listando todos os endereços de e-mails da sua base e criando colunas com outras informações, como nome, empresa, telefone, etc. Preencha o e-mail normalmente e, em seguida, basta ir até a planilha, clicar em add-nos, YAMM e “Start e-mail merge”.

Aparecerá um pop-up pedindo para que você escolha seu nome de remetente. Clique em “enviar” e pronto, seus e-mails foram enviados para toda a sua base. Toda essa praticidade apenas com o Gmail e Planilhas Google.

Quais benefícios essa extensão oferece?

Automação do e-mail marketing

Um ponto central de qualquer campanha é que ela atinja a maior porcentagem da sua base no menor tempo possível. Para que isso aconteça, o ideal é que estes e-mails sejam enviados em massa, um processo que levaria muito tempo se realizado manualmente. Ainda mais se cada mensagem tiver o nome do destinatário escrito em algum trecho.

Felizmente, o YAMM te permite enviar uma mesma mensagem para toda a sua base com apenas um clique. E caso precise personalizar algo, basta utilizar uma fórmula. Por exemplo, ao utilizar uma coluna NOME na planilha, basta inserir {{NOME}} no corpo do e-mail e os dados serão substituídos pelos correspondentes ao usuário.

Acompanhar métricas da campanha

Outro propósito de trabalhar com o YAMM no Gmail e Planilhas Google é a geração de métricas de campanha. Depois de fazer todos os envios, você poderá acompanhar dados relativos a cada destinatário, incluindo taxa de cliques e tempo de resposta.

Se você já trabalhou com outras soluções de e-mail marketing, sabe muito bem o quanto estes dados são importantes. Eles indicam o nível de sucesso de suas ações, em quais condições elas foram mais efetivas e dão pistas sobre como você pode corrigir seus erros.

Agora que você tem essas informações, é hora de integrar Gmail e Planilhas Google para ter o melhor e-mail marketing.

Quer continuar acompanhando nossas dicas de como melhorar partes da sua empresa com auxílio da tecnologia? Então siga-nos no FacebookTwitter e no LinkedIn para ficar sempre por dentro de nossas novidades.

QI_CTA_eBook14_FerramentasMkt