Publicado em 10 janeiro 2017

O post de hoje trata a respeito de uma fórmula inovadora e bastante eficaz para as empresas: o Design Thinking.

Ele se apresenta como uma proposta interessante para as corporações, que estão sempre em busca de novas formas de produzir, compreender e explorar melhor as qualidades e dificuldades de seus funcionários e clientes – o tempo todo visando excelentes resultados.

Compreenda mais a respeito dessa nova forma de problematizar situações e buscar soluções acompanhando os tópicos abaixo. Vamos lá?

O que é Design Thinking, afinal?

O Design Thinking é uma forma de pensar baseada no ponto de vista de um designer para chegar à resolução de um problema.

Com ele, é possível ter um entendimento diferenciado de uma situação, o que contribui para uma melhor organização de ideias e decisões a serem tomadas.

No âmbito empresarial, o Design Thinking pode ser utilizado desde pequenas organizações até as multinacionais. A intenção é que toda a equipe consiga pensar em alternativas que, antes de mais nada, estejam focadas na reação do público final.

Por que esse método estimula a criatividade?

O Design Thinking estimula a criatividade a partir do momento em que as soluções podem aparecer com a utilização de métodos totalmente inusitados.

Para que os resultados sejam alcançados, ele torna possível comparar qualquer tipo de alternativa imaginada pelos desenvolvedores, sejam elas mais conservadoras ou ousadas.

O Design Thinking é eficaz?

Quando devidamente explorado e utilizado em grupos com pessoas de diferentes mentalidades e expectativas de solução, o Design Thinking se torna bastante efetivo.

Ele é capaz de estimular decisões que agradarão a todos, em vez de serem apenas um denominador comum para as ideias do grupo.

O resultado disso é algo que realmente servirá muito bem ao dia a dia de todas as pessoas envolvidas em alguma parte do processo.

Há melhorias na comunicação da equipe?

A comunicação na equipe é naturalmente beneficiada com o Design Thinking. Todos são estimulados a captar novas ideias e aprender novas informações ou experiências uns com os outros, exercitando a empatia e sempre se colocando no lugar da outra pessoa.

Com isso, surge uma facilidade de compreender sentimentos e dificuldades, sempre no intuito de buscar as melhores soluções nesse sentido.

Como fica o relacionamento entre os membros da empresa?

A adoção dessa nova cultura melhora o relacionamento entre os membros da empresa. Os mapas mentais de cada pessoa do time acabam sendo melhor compreendidos e fica muito mais fácil de trabalhar.

Isso acaba influenciando diretamente na redução de conflitos e nas iniciativas de comunicação uns com os outros.

A produtividade e os resultados se tornam melhores?

A resposta do nosso último tópico também é positiva. Com uma equipe que pensa junto e propõe soluções que são benéficas a todos de uma maneira satisfatória, nada mais natural do que o aparecimento de resultados mais expressivos diante de toda a motivação e benefícios provenientes do Design Thinking.

Agora é com você! Ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de abordagem? Gostaria de descrever os diferenciais notados na sua empresa após a adoção do Design Thinking? Então deixe seu comentário e participe da conversa!

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