Publicado em 20 agosto 2014

As planilhas fazem parte da rotina da maioria dos profissionais. Seja para elaborar um orçamento, um quadro de horários ou uma lista de tarefas com prazos, esse recurso é indispensável.

Se você quer aumentar a eficiência na gestão de suas tarefas, você pode usar o Google Planilhas que será melhor utilizado, se você dominar as cinco funções principais desse programa.

O primeiro passo é abrir sua planilha diretamente pelo Google Drive:

        
Na barra de tarefas superior, clique no botão sigma ∑. Ao clicar nele, uma janelinha aparecerá com opções das principais funções/fórmulas para automatização de cálculos da sua planilha. Entenda a seguir como cada uma delas funciona.

02

SUM

Esse é o nome dado para a função SOMA. Ela irá auxiliar na adição de parcelas combinadas (escolhidas pelo usuário). É bastante simples!

Digamos que você queira calcular a soma dos valores da coluna A linha 1 até a coluna A linha 3 (A1; A2; A3). Para isso, basta clicar em A1 com o mouse, depois apertar e segurar a tecla SHIFT, clicar em A3 e depois em SUM. O resultado aparecerá na célula logo abaixo, que seria a A4.

Outra maneira de fazer isso é escrevendo a fórmula na área específica para este fim, logo abaixo da barra de ferramentas. Você pode digitar manualmente o intervalo a ser somado da seguinte maneira: = SUM (A1 : A3), e obter o mesmo resultado.

AVERAGE

Para calcular a média de alguns valores, o processo é semelhante. Você pode clicar em uma célula vazia exatamente abaixo ou à direita do intervalo que deseja selecionar. Depois escolher a opção “Average” e indicar as células que vão entrar no cálculo, selecionando-as. Se elas formarem uma sequência como (A1:A2:A3), basta clicar na primeira delas, pressionar o SHIFT e clicar na última.

Caso queira escolher células aleatórias na planilha, clique na primeira célula a ser escolhida e pressione CRTL. Em seguida, vá clicando nas demais células que gostaria de adicionar ao cálculo de média. No final (como em toda operação com fórmula) digite ENTER.

COUNT

Essa é a função de contagem. Ela é útil para ajudar a identificar quantas células em uma determinada planilha estão preenchidas com valores numéricos. Essa função não contabiliza valores compostos por textos. O procedimento é idêntico aos anteriores.

Clique numa célula vazia dentro da planilha (exatamente onde for conveniente posicionar o resultado), depois pressione a opção COUNT, vá selecionando as lacunas a serem contadas e depois tecle ENTER. Se a sua planilha for composta por 14 células numéricas e 8 células com texto, por exemplo, o resultado que vai aparecer é 14.

MAX

Essa função possibilita descobrir o valor máximo dentro de uma seleção específica numa tabela. Vamos supor que você seja gerente de comercial e queira descobrir qual dos seus vendedores fechou o maior valor de vendas em determinado período.

Provavelmente, você teria construído a tabela da seguinte maneira: uma coluna para os nomes dos vendedores e outra para os valores vendidos, respectivamente. Então, para descobrir quem vendeu o maior valor, bastaria clicar em uma célula vazia na tabela e (conforme exemplos anteriores), selecionar o intervalo de células desejado, depois clicar em ENTER.

MIN

Já a função MIN (ou mínimo), vai retornar exatamente o oposto da função MAX. Ela permite descobrir o menor valor dentro de um intervalo determinado. O processo é idêntico ao do item anterior. Com essa função você descobre qual vendedor fez menor receita em vendas naquele período, por exemplo.

As planilhas do Google são bastante intuitivas e possibilitam digitar as fórmulas diretamente na barra de função fx ou proceder como já foi explicado. Vale ressaltar que você não precisa se preocupar com o uso de letras maiúsculas ou minúsculas ao digitar o nome da função, já que a planilha converte tudo para o mesmo padrão automaticamente.

03

Esse tutorial básico vai lhe ajudar produzir planilhas mais profissionais e de forma mais rápida.

Experimente! Você já conhecia essas dicas? Você já usava o Google Spreadsheets? Conte para nós.

 

QI_CTA_Comarketing