Publicado em 20 setembro 2016

Os índices de produtividade influenciam diretamente nos custos e resultados de uma empresa. Isso faz com que, além de ter processos bem estruturados e uma operação organizada, seja preciso buscar meios de conseguir otimizar o trabalho da equipe — conseguindo fazer com que ela trabalhe melhor.

Nesse sentido, este artigo foi elaborado para oferecer algumas dicas de como aumentar a produtividade na gerência de TI. Confira!

Forneça boas ferramentas e infraestrutura adequada

Trabalhar com uma infraestrutura aquém da ideal para realizar um bom trabalho, bem como não ter as ferramentas suficientes, aumenta as chances de a equipe se desmotivar — o que influencia diretamente na produtividade e afeta os resultados da gerência de TI.

Para evitar esse tipo de problema, vale a pena investir em softwares e hardware adequados, ergonomia, iluminação, equipamentos e material de escritório, por exemplo.

Terceirize alguns serviços na gerência de TI

Quando a empresa lida com atividades que não estão ligadas ao core business — atividade-fim — o ideal é terceirizar o serviço. Por exemplo, se o foco do negócio é desenvolvimento de software, devem ser terceirizados serviços de manutenção de computadores e impressoras. Dessa forma, a equipe passa a trabalhar com orientação para resultados.

Padronize processos

A estrutura das atividades também influencia na produtividade da equipe e nos resultados que a gerência de TI obtém. Para padronizar os processos, o ideal é realizar um mapeamento, fazendo o desenho do fluxo das atividades e identificando oportunidades de melhorias. Isso ajuda a eliminar etapas desnecessárias, tornar os processos mais ágeis, reduzir desperdícios e otimizar os recursos.

Quando as mudanças necessárias são feitas, as tarefas passam a seguir um padrão de execução, que não se altera, independentemente de qual colaborador está fazendo o trabalho.

Invista no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

O treinamento é necessário para ajudar a aumentar os conhecimentos da equipe, capacitando-a ainda mais para o trabalho. Já o desenvolvimento é fundamental para melhorar as habilidades de cada um.

Portanto, para melhorar a produtividade da equipe da gerência de TI, vale a pena investir em cursos, palestras e seminários, por exemplo. Além de desenvolver técnicas que ajudam a trazer melhores resultados para a empresa, essas ações ajudam a motivar mais os colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais envolvidos com os objetivos do negócio.

Ofereça feedbacks com maior frequência

Muitos gestores têm o hábito de oferecer feedback apenas quando precisam fazer uma crítica construtiva, a respeito de mudanças que são necessárias para o trabalho. Porém, também é preciso apontar os acertos e deixar explícito quais são as atitudes esperadas. Só é preciso ter o cuidado de chamar a atenção em particular, enquanto o reconhecimento pode ser feito em público.

Minimize os riscos

Além de mitigar os riscos referentes ao sistema e às informações — como utilização de antivírus e firewall —, deve-se preocupar em armazenar os arquivos na nuvem, prevenindo a perda de dados importantes e evitando fazer com que a equipe gaste o tempo tentando recuperar as informações, caso haja algum problema.

Como podemos ver, para aumentar a produtividade e a integração da equipe da gerência de TI, algo essencial para qualquer empresa, vale a pena investir em mudanças no processo e na gestão que melhorem as condições de trabalho e ajudem a tornar os colaboradores mais engajados nos objetivos do negócio.

Gostou deste post? Aproveite e fique sabendo agora mesmo quais são as melhores ferramentas de armazenamento na nuvem!

 

QI_CTA_GuiaGerentesTI