Publicado em 4 agosto 2016

Mudanças e mais mudanças: uma mal termina e a outra já começa! Diante de toda essa complexidade e excesso de informações, as pessoas geralmente são atropeladas pela rapidez das mudanças, e isso aumenta o nível de estresse e as dificuldades de lidar com elas.

Diante desses fatos, as pessoas devem se fortalecer e desenvolver competências. É necessário que a gestão de mudanças ofereça abertura e uma visão pautada na capacidade para lidar com novas situações, que nos trazem para novos pontos de rupturas, análises e condições para seguir em frente.

Por que colaboradores resistem à mudança

Os líderes de empresas falam cheios de determinação, os gerentes entram com seus planos para melhoria dos processos e esperam ser recebidos com entusiasmo, aceitação e comprometimento por parte dos funcionários, mas nem sempre é o que acontece. Se a comunicação não é clara e não são expostas motivações consistentes, os planos de implantação não alcançam seus objetivos e os resultados ficam muito abaixo das previsões iniciais.

Normalmente, os gerentes veem a mudança como uma oportunidade para o fortalecimento da empresa. No entanto, para muitos colaboradores, a mudança não é algo almejado ou bem-vindo, principalmente se envolver uma quebra na rotina. Qualquer alteração em si é um fator de desequilíbrio, daí a necessidade de uma gestão de mudanças cuidadosa.

O papel da tecnologia

A tecnologia traz conhecimento, mas, além das instalações físicas, requer a adoção de novos procedimentos para produzir bens e serviços. De maneira geral, as inovações tecnológicas podem incorporar uma série de atividades e trabalhos antes desenvolvidos pelo homem, o que pode gerar insegurança nos funcionários.

O nível de complexidade das tarefas realizadas por novas ferramentas envolve, por vezes, a necessidade de treinamento dos indivíduos e até a reformulação do sistema organizacional de uma empresa. Por essas razões, muitos se sentem desprotegidos, incapazes de competir ou de acompanhar as novidades, e acabam resistindo às inovações, desmotivando-se e até mesmo perdendo sua posição dentro das organizações.

O homem frente a mudança e à tecnologia

A mudança gera incerteza e tira qualquer pessoa de sua zona de conforto. Muitos não se sentem capacitados para reagir ao processo da inovação e da implementação de uma nova tecnologia.

A verdade é que, se muitas profissões são suplantadas pela tecnologia, muitas outras surgem em função dela. Tudo é uma questão de adaptação e aceitação de que tentar barrar inovações, com certeza, resultará em fracasso, afinal, no meio corporativo, a tenologia é o ponto de apoio para a competitividade global.

O papel da gestão da mudança

O principal papel da gestão da mudança é preparar as pessoas para o presente, vislumbrando possibilidades futuras. Isso significa mostrar os caminhos que deverão ser seguidos, expondo seus benefícios e as necessidades da inovação constante.

Dessa forma, a capacitação dos colaboradores é fundamental, independentemente da idade de cada um. É preciso que todos entendam como as novas ferramentas disponíveis podem facilitar o trabalho em diferentes áreas e até mesmo ampliar a comunicação dentro da empresa.

A importância do treinamento

Para cada cargo em uma empresa, há um conjunto de tarefas e ferramentas mais adequadas, voltadas para maximizar a produção dos colaboradores. Um treinamento direcionado faz com que funcionários se atentem para funções específicas e encontrem as melhores formas de trabalhar com o G Suite de acordo com suas próprias demandas.

Ao tornar claro para todos que a empresa só tem a ganhar com novas implementações e que isso influencia diretamente na melhora do dia a dia de cada colaborador, a resistência pode rapidamente ser substituída pelo entusiasmo.

A inovação é o princípio ativo para a tecnologia. O novo é sempre algo desconhecido e incerto, pode causar medo e resistência, mas a gestão de mudanças torna mais amena a insegurança e ajuda a motivar aqueles que se mostram mais conservadores. Clique aqui e compreenda melhor a importância da gestão de mudanças para sua empresa!

QI_CTA_InvestimentoTec