Publicado em 27 dezembro 2016

Saber realizar um bom gerenciamento financeiro é um dos aspectos mais importantes em uma empresa. De modo geral, um empreendimento que não possui as finanças equilibradas dificilmente conseguirá sobreviver por muito tempo no mercado.

Possuir uma boa estratégia financeira é importante para superar as oscilações da economia e manter a empresa rentável, mesmo em tempos de crise. Para isso, é essencial que os gestores estejam atentos a possíveis falhas no processo, identificando e neutralizando-as de maneira eficiente.

No post de hoje vamos auxiliá-lo a reconhecer alguns erros comuns no gerenciamento financeiro, visando superá-los em prol do crescimento de seu negócio. Acompanhe!

Não controlar o fluxo de caixa adequadamente

Ter controle do fluxo de caixa da empresa é essencial para se identificar o total de despesas e rendimentos do negócio durante um determinado período. Por meio dessas informações é que se consegue realizar um planejamento realista para o futuro do negócio.

Assim, observe atentamente as entradas, mapeando de maneira correta a origem de cada quantia recebida e elaborando uma planilha detalhada das contas a pagar.

Precificar sem realizar pesquisas de mercado

O processo de precificação de um produto ou serviço é uma tarefa que exige muita pesquisa e envolve diversos fatores.

Um erro comum é precificar o produto com base apenas nos custos fixos, ignorando os valores praticados pela concorrência. Isso poderá afastar o cliente, tornando sua empresa pouco competitiva.

Não possuir um sistema de gerenciamento financeiro

Muitas empresas enfrentam problemas que poderiam ter sido evitados caso fosse utilizada alguma metodologia ou sistema de gerenciamento financeiro.

O uso de programas de gestão empresarial facilita o controle das finanças, tornando-o mais ágil, seguro e simplificado. Portanto, se a sua empresa ainda é adepta às planilhas manuais, repense melhor tal estratégia e avalie a necessidade do uso de tecnologias na área de finanças empresariais.

Não registrar pequenos gastos

Não registrar gastos pequenos é um erro relativamente comum em empresas, mas que pode causar sérios impactos nas contas, gerando confusão, quebras de caixa e, até mesmo, colocar a empresa “no vermelho”.

Tenha o hábito de registrar todas as despesas, por mais simples e menores que sejam. Anote os gastos com táxi, alimentação e contas extraordinárias e emergenciais, como água mineral e lanche, por exemplo.

Isso é importante para manter as finanças organizadas e não perder tempo tentando lembrar os motivos de retiradas de caixa sem justificativas.

Não realizar análises periódicas dos registros financeiros

Deixar acumular balanços financeiros é uma falha que precisa ser evitada em empreendimentos de qualquer porte. É muito importante planejar e ter um controle financeiro efetivo, realizando análises periódicas dos registros.

Um erro como esse é capaz de causar grandes problemas ao negócio, uma vez que dificulta e retarda a identificação de anomalias nas contas, tornando a correção dessas falhas mais complexa.

Com o texto de hoje, você conheceu alguns erros no gerenciamento de finanças que, por vezes, não são perceptíveis para o gestor financeiro. Daí a importância de conhecê-los para se evitarem possíveis desequilíbrios nas contas da empresa. Portanto, utilize as informações aqui passadas para aprimorar sua a gestão financeira.

Como vem realizando o seu gerenciamento financeiro? Tem alguma dúvida sobre como organizar melhor as finanças de sua empresa? Deixe seu comentário com sua experiência ou sua pergunta!

QI_CTA_CardsTransformationFINANCEIRO

Leia também: