Publicado em 8 junho 2017

A gestão de inovação é uma atividade-chave para a continuidade de qualquer companhia, afinal, o ambiente externo tem se transformado cada vez mais rápido. Empresas que não se atentam a isso correm o risco de se tornarem menos competitivas em longo prazo.

Para se ter ideia, estima-se que 75% das empresas listadas no S&P500 deixarão de existir até 2027. A ameaça não vem apenas de outras grandes companhias, mas também de pequenas start ups. Sendo assim, é preciso estar de olho na concorrência, mesmo a emergente.

Pensando nisso, criamos esse post para você. Hoje vamos falar um pouco mais sobre gestão de inovação e sobre como é possível se destacar da concorrência. Boa leitura!

Uma “arma” contra a estagnação

Clientes mais exigentes, produtos com ciclo de vida mais curto, novas tecnologias, ascensão de start ups: são muitos os motivos pelos quais uma empresa deve inovar. Mas o principal é: para que ela não fique estagnada, parada no tempo.

Por isso, atualmente, a gestão de inovação apresenta-se como uma poderosa arma. Quando uma empresa inova, ela consegue atrair mais clientes, se destacar da concorrência, criar linhas de produtos e manter suas equipes engajadas.

Não é à toa que as maiores companhias do mundo investem veemente no assunto, como a Tesla Motors e a Google, que possuem grande parte do seu orçamento voltado para o planejamento, experimentação e desenvolvimento de novos produtos.

Inovação e diferenciação: entenda essa relação

Para que uma empesa possa se destacar, diferenciando-se da concorrência, também é preciso inovar. Hoje, os clientes buscam cada vez mais por novas experiências e as companhias que oferecem isso conseguem se manter na vanguarda do mercado.

Para monitorar, aprender e se manter à frente da concorrência, uma estratégia bastante usada é a de benchmark. Basicamente, ela consiste em acompanhar os pontos fortes dos concorrentes, depois utilizá-los para promover melhorias e inovação no ambiente interno.

Assim, é possível desenvolver um forte diferencial competitivo, tornando a organização única no mercado. Mas é necessário manter esse diferencial com melhorias contínuas, ainda que pequenas, seja nos processos, produtos ou serviços oferecidos.

Primeiros passos para inovar e crescer

A inovação é um processo, por isso pode ser gerenciado de forma estratégica. A ideia de que a inovação surge de um momento de inspiração é errônea. Para inovar, é preciso trabalhar duro, engajar a equipe e converter criatividade em resultados reais.

Veja algumas dicas:

Estimule a criatividade da sua equipe

Ter boas ideias é o principal insumo para a inovação: quanto mais, melhor. Por isso, estimule a criatividade de todos os seus colaboradores, do executivo até o jovem aprendiz. Realize reuniões de brainstormingdesign thinking, implemente caixas de sugestões e outras ferramentas que possam canalizar e desenvolver a criatividade do time.

Transforme a criatividade em inovação

Você já parou para imaginar que criatividade e inovação são coisas diferentes? De forma bem simples, inovar é colocar a criatividade para trabalhar, gerar resultados reais para a empresa.

Para isso, é preciso eliminar as barreiras burocráticas e criar uma cultura de inovação, que incentive a experimentação e o intraempreendedorismo.

Utilize a tecnologia a seu favor

A inconformidade com o status quo é outo pilar da inovação. Para melhorar continuamente, otimizando os processos da empresa, é indispensável apostar nas novas tecnologias. Uma solução de computação em nuvem, por exemplo, pode contribuir para melhorar a colaboração, comunicação, produtividade e mobilidade dos projetos inovadores.

Todas essas são dicas que podem ser aplicadas em sua empresa, então não deixe de engajar sua equipe, transformar ideias em resultados e utilizar a tecnologia em seu favor. Assim, você conseguirá inovar e se manter à frente da concorrência.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como fazer uma boa gestão de inovação, aproveite para continuar aprendendo. Curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

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