Publicado em 31 Janeiro 2017

Mais um ano de muito trabalho se inicia e, com ele, uma nova chance de buscarmos melhorias para uma gestão escolar eficiente.

Conheça a seguir algumas dicas para se preparar em relação à administração escolar e garanta melhores resultados e maior crescimento da instituição.

Quadro de horários eficiente

É importante estabelecer um quadro de horários que seja realmente eficiente para o dia a dia do trabalho escolar. Para isso, uma das opções é implementar o uso de tecnologias que auxiliem nesse processo.

Existem softwares online que possibilitam a criação de um quadro de horários que respeite as regras pedagógicas da instituição, readequando o cronograma conforme as necessidades. Neles são relacionadas as disciplinas, delimitando quais serão lecionadas de forma geminada ou não.

É importante também considerar fatores pedagógicos que influenciam na criação de horários (como disponibilidade de professores, hora atividade etc), permitindo a junção de turmas, alocando cada professor para lecionar na menor quantidade de dias possíveis, entre outras funcionalidades.

Planejamento estratégico

Uma das práticas mais eficazes para a identificação precoce de problemas e ameaças, definição de propostas mitigadoras e análise de resultados é o planejamento estratégico.

Esse plano precisa ser realizado periodicamente e deve conter ações de curto, médio e longo prazos. Além disso, deve envolver toda a equipe pedagógica e se basear no diagnóstico inicial de questões que englobam o panorama da escola (em relação aos recursos disponíveis, rendimento dos alunos, produtividade dos professores etc.).

Uso da tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser aliada diária para a gestão escolar. Diversos recursos tecnológicos podem ser utilizados para facilitar a rotina de gestores, professores e alunos, representando um ótimo custo-benefício na gestão escolar.

Utilizar a tecnologia na gestão escolar permite economia financeira e de tempo, além de representar uma prática muito mais eficiente para o gerenciamento institucional.

O aluno como foco

Integrar o aluno é uma maneira de permitir melhorias na gestão escolar, uma vez que é ele o principal fator para o sucesso da instituição.

Existem diversas maneiras de maximizar o envolvimento dos alunos e mostrar a sua importância para a escola, como:

  • Incentivar o desenvolvimento de projetos que mostrem a aplicação prática dos conteúdos;
  • Realizar avaliações sobre o grau de satisfação dos alunos em relação ao funcionamento geral da instituição;
  • Oferecer acompanhamento individual para apoio pleno do aluno em diversos quesitos (emocional, profissional e pessoal), como serviços de orientação vocacional, psicologia, etc.

Cuidados com o patrimônio escolar

Saber administrar a escola envolve também o cuidado com o patrimônio e a estrutura física da instituição. Por isso, é importante ajudar a identificar equipamentos, mobiliário e objetos quebrados ou inutilizados e substituí-los, deixando o ambiente mais atrativo para todos.

Existem inúmeras atitudes que devem ser implementadas para permitir uma gestão escolar mais eficiente e agregar melhorias para a instituição. Por isso, não fique parado! Seja muito mais que um educador e faça a diferença em sua escola!

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e saiba como implementar melhorias na comunicação, promovendo a colaboração e levando mais dinâmica às salas de aula!

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO