Publicado em 28 abril 2020

O Google Meet é uma solução do Google que permite aos profissionais fazerem reuniões online, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Na prática, a solução conecta quem está no escritório com profissionais de outras unidades, funcionários em home office e clientes. Tudo isso de modo seguro e simples, sem ter a exigência de equipamentos adicionais ou a necessidade de contratar um serviço de videochamadas para a empresa. Assim, a solução facilita a comunicação, otimiza tempo e reduz custos.   

Neste post, você vai conhecer melhor essa ferramenta, as vantagens e possibilidades para o uso nas empresa. Confira!

Google Meet: a ferramenta que reúne os colaboradores

O Google Meet é uma solução para fazer chamadas de videoconferência corporativas. Foi desenvolvida principalmente para atender as necessidades das empresas, permitindo que os colaboradores remotos possam interagir com a equipe presencial em tempo real.

A plataforma também é chamada de Google Hangouts Meet, pois surgiu a partir da separação do chat do Hangouts e do recurso de vídeo. Hoje, a ferramenta de chat ficou responsável apenas pelo bate-papo em texto dos grupos, enquanto o Meet tornou-se um aplicativo específico para realização de reuniões de vídeo com até 250 pessoas, conforme a licença adotada.



Como duas soluções distintas, os dois produtos podem evoluir individualmente, oferecendo recursos específicos para aprimorar a comunicação dos usuários. 

Benefícios do Google Meet

A Google tem a inovação em seu DNA e todos os seus aplicativos trazem vantagens que, muitas vezes, não são observadas em seus paralelos do mercado.

Vamos mostrar, a seguir, essas inovações e benefícios do Meet:

1. Instalação

Para utilizar o Google Meet em seu computador não é necessário realizar nenhum tipo de instalação de aplicativo ou plugin. O acesso à reunião pode ser realizado diretamente via Google Chrome.

Basta criar uma reunião no Google Agenda, e adicionar os emails dos participantes. O próprio sistema já gera uma sala de reuniões no Google Meet, que poderá ser acessada pelos convidados. Aqueles que eventualmente, não receberam o convite, devem ter a entrada aprovada por um participante da reunião. O mesmo vale para aqueles que não tem uma conta do G Suite.

Nos dispositivos móveis com sistema Android, os aplicativos do G Suite já vem instalados. Basta conectar com a conta profissional, e o usuário pode acompanhar as reuniões pelo celular, estando em casa, no trabalho ou em trânsito. No sistema iOS, também é possível fazer o download da solução para aproveitar todos os benefícios.   

2. Sem internet

Está sem acesso à internet? Sem problemas. Uma função fantástica no Meet é a possibilidade de participar de um compromisso sem estar conectado na rede.

Para cada reunião, podem ser criados números de discagem automática para que todos possam ter condição de ingressar mesmo de um local remoto sem acesso à internet. Ou seja, o profissional pode participar da reunião a partir de uma chamada telefônica

O profissional não vai conseguir visualizar o que está sendo transmitido na tela, mas pode contar com a gravação (um recurso que mostraremos a seguir) da reunião para verificar posteriormente. 

3. Proteção

O medo de alguns gerentes ao utilizar ferramentas de comunicação para a realização de reuniões é a segurança.

Todos os dados de transmissão são criptografados, garantindo a segurança da informação. A reunião será totalmente segura e blindada contra vazamentos de informações.

4. Performance

A reunião deverá contar com a participação de muitas pessoas? O Meet suporta até 250 pessoas em uma videoconferência! Uma atualização em outubro de 2019, ampliou o número de participantes para todas as licenças.

Inicialmente o Hangouts suportava apenas 25 pessoas por sala. Hoje, a quantidade depende do plano contratado:

  • G Suite Basic: até 100 participantes;
  • G Suite Business: até 150 participantes;
  • G Suite Enterprise: até 250 participantes.

Além disso, o Meet também possibilita a realização de videoconferências  com pessoas que estão fora de sua organização, como clientes, profissionais freelancers e etc. O participante não precisa ser cliente do G Suite, basta ter uma conta padrão do Google e ser adicionado a um evento criado por um usuário cliente de um dos planos do G Suite.

google meet

5. Simplicidade

O aumento de produtividade vem da busca por alternativas simples. Ferramentas complexas podem deixar seus colaboradores confusos e insatisfeitos.

O Google Meet foi pensado para ser uma ferramenta altamente eficaz em sua proposta e de simples acesso. Para participar de uma reunião e só você entrar no link que foi compartilhado. Sem contas, plugins ou configurações.

Basta registrar a sala no Google Agenda e as reuniões da empresa vão aparecer automaticamente no controlador do Meet com todos os detalhes. 

6. Compartilhamento

Durante a conferência, os participantes podem compartilhar suas telas com os demais para mostrar atividades, processos, tarefas etc. Sempre que for necessário encaminhar algum link para que os participantes tenham acesso, basta utilizar o chat da sala, enviando mensagens para o grupo. 

7. Mobilidade

Por ser uma ferramenta baseada na nuvem, o Google Meet oferece maior mobilidade para os usuários. Diferentemente de alguns recursos, que precisam ser instalados no computador, com o Meet, o participante não depende de um equipamento específico para fazer a reunião. 

Se no momento da conferência o computador apresentar algum problema, o participante pode acessar a ferramenta de outra máquina ou de um dispositivo móvel. Profissionais que utilizam o aplicativo do Meet no smartphone estão sempre preparados para participar de uma reunião, até mesmo na rua ou em trânsito.  

8. Acessibilidade

Torne o conteúdo da reunião acessível para quem não conseguiu participar e para os participantes.

Se a reunião é muito importante ou se algum integrante da equipe não conseguiu participar, você pode gravar a reunião e torná-la acessível para todos assistirem posteriormente. É só usar o recurso de gravar – disponível apenas para usuários de planos corporativos.

 

9. Potencialize suas transmissões

A ideia é fazer transmissões para grandes grupos, mas os equipamentos que a sua empresa possui podem limitar a experiência dos participantes? Nesse caso, o Google Meet conta com um kit de hardware para tornar a experiência durante uma videoconferência ainda melhor. 

O kit conta com ferramentas de transmissão, como câmeras, autofalante e recursos capazes de diagnosticar qualquer problema, atualizar o firmware de todos os componentes automaticamente para a versão mais recente e proporcionar a melhor experiência de vídeo aos usuários. 

10. Economia

Empresas clientes do G Suite não precisam contratar um serviço exclusivo de videoconferência para realizar reuniões com a sua equipe, clientes, parceiros e fornecedores. O Google Meet é um recurso que faz parte dos pacotes do G Suite e podem ser usados sem nenhum custo adicional.

Quem precisa fazer uma transmissão profissional e com qualidade superior, pode adquirir o kit de hardware do Google meet para potencializar as transmissões. 

11. Suporte 24/7

Assim como todas as ferramentas do G Suite, o Google Meet conta com suporte 24 horas, durante os sete dias da semana. O suporte pode ser solicitado por telefone, email e chat ao vivo, ou ainda para o seu fornecedor de soluções Google. 

O Google também oferece diversos materiais de suporte sobre o G Suite e suas soluções, que inclui respostas a perguntas frequentes e guias sobre o uso de todo o portfólio de programas do G Suite etc.
  

Saiba mais sobre a Segurança do Google Meet.

Artigo publicado originalmente em 17 de outubro de 2017.

 

Confira aqui a oferta Google Meet disponível até 30/09.