6 dicas valiosas para melhorar a performance do time de vendas

A atuação do time de vendas contribui de forma significativa para o aumento da receita em uma empresa. Entretanto, manter a equipe motivada pode ser um desafio diário para gestores, pois além de se manterem firmes em suas próprias conquistas, eles precisam estimular, continuamente, cada um de seus funcionários e, assim, toda a equipe.

Descubra seis dicas práticas para melhorar a performance do seu time de vendas e garanta uma gestão verdadeiramente eficiente.

1. Compartilhe a importância das metas

Compreender a real necessidade de nossa atuação para obter resultados a curto e longo prazo nos auxilia a agir com maior foco e motivação na busca de soluções. Assim, por mais que você e seu time de vendas estejam habituados a lidar com metas, é necessário saber, sobretudo, a importância delas.

Durante as reuniões, seja claro e transparente com sua equipe sobre a relevância das metas a serem atingidas e terá maior produtividade em seu time de vendas.

2. Ouça as sugestões

É real o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma. Por isso, deixe de lado a autossuficiência. Muitas vezes, ela serve como boa qualidade no cargo gerencial, mas nos momentos em que surgirem novas ideias, sugestões e opiniões dentro da equipe, é preciso se abrir e ouvir.

Em alguns casos, estamos tão acostumados a pensar de uma maneira que não conseguimos encontrar pontos de vista que podem ser eficientes para tomada de decisão. Assim, ouça as sugestões de seu time de vendas, deixe fluir a criatividade de cada funcionário e contribua para melhorar os resultados na equipe.

3. Valorize bons resultados

O reconhecimento é, certamente, um fator de incentivo preponderante para qualquer pessoa. Em um time de vendas, além de motivar o bom desempenho de quem está se esforçando, o reconhecimento serve como estímulo para quem está em desvantagem.

Por isso, crie metas e procure reconhecer os bons resultados, seja com feedbacks positivos ou com benefícios para o colaborador, como prêmios, viagens, bônus, etc.

4. Capacite seu time de vendas

Manter a sua equipe bem preparada é uma forma de garantir um melhor rendimento geral. Por isso, desenvolva cursos realmente eficientes, desenvolva processos, faça treinamentos periódicos, capacite sua equipe para que aprendam a lidar com softwares e novas tecnologias e procure avaliar as habilidades individuais em sua equipe.

Assim, fica mais fácil ajudar cada colaborador a desenvolver competências necessárias para o alcance individual de metas e, dessa maneira, melhora o desempenho de toda a equipe.

5. Invista na geração de leads

Para otimizar a performance do time de vendas, invista na geração de leads, abordando possíveis clientes que estão na iminência de fechar negócio. Este fator contribui para um contato mais efetivo com o cliente em potencial, otimiza o tempo de cada vendedor e reduz os custos totais da empresa.

Vale lembrar que é importante que o time de marketing e de vendas estejam alinhados, de forma que o conhecimento específico de cada área possa ser trabalhado em conjunto para qualificação de leads e alcance da decisão de compra.

6. Mensure os resultados

É essencial realizar diagnósticos constantes para avaliar os resultados de cada vendedor, viabilizando a identificação de novas oportunidades e planos de ação individuais que contribuam com o sucesso do time.

Portanto, verifique se cada profissional conseguiu atingir suas metas, quantos clientes foram abordados e qual a taxa de conversão durante um determinado período de tempo.

Avalie, também, a quantidade de clientes inativos e o perfil de cada um, de forma a identificar onde os vendedores e a equipe estão errando e quais estratégias são mais eficientes conforme cada tipo de prospect.

Melhorar a performance do time de vendas depende de uma série de medidas que devem ser implementadas na rotina gerencial. Fique de olho nas nossas dicas e garanta maior sucesso para sua equipe!

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Diogo Rasmussen

Diogo Rasmussen

Diogo é Gerente Comercial da Qi Network. Graduado em Marketing, fascinado por tecnologia e um amante do mundo comercial.