Publicado em 6 fevereiro 2018

Com o intuito superar a concorrência e equilibrar o índice de competição globalizada, as empresas se envolveram em uma empreitada que não parece ter fim.

Uma busca incessante pela qualidade de serviços, aumento da produtividade, eficiência da automação, desenvolvimento e produção de novos produtos ou serviços.

Nessa corrida pelo primeiro lugar, a tecnologia da informação não é uma mera aliada, mas uma ferramenta indispensável, que pode ser considerada a pedra angular da sociedade moderna e das tendências de consumo.

Com base nesse contexto, o cálculo para se obter informações a respeito do custo de propriedade, principalmente em TI, tem se mostrado extremamente relevante, já que se caracteriza como uma métrica de qualidade e retorno de investimentos. Confira agora o que é TCO e como calculá-lo!

O que é TCO?

Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade), ou, como é comumente conhecido, TCO, é a metodologia de comparação de custos a longo prazo. Ela se tornou muito popular na área de TI no final dos anos 1990, quando Bill Kirwin, analista da Gartner Group, apresentou os seus conceitos ao mercado.

Segundo Kirwin, o TCO é um modo holístico de fazer a avaliação de custos de TI a longo prazo, opondo-se ao conceito de TCA (Custo Total de Aquisição), muito utilizado no processo de escolha de plataformas por gestores de TI.

Apesar de ser um conceito simples e aplicável a outros setores comerciais, como durante a compra de um carro ou na escolha de uma ferramenta de gestão, por exemplo, ainda assim precisa ser alimentado com informações relevantes para esse modelo de análise.

Como calcular o TCO?

Ao realizar os cálculos de TCO é preciso, primeiro, categorizar os custos em três partes distintas: aquisição, implementação e manutenção ou suporte. A seguir, mostraremos como funciona esse processo e quais fatores podem contrapor cada modalidade de custo.

Custos de Aquisição

Essa etapa é pertinente à compra de software e hardware, compra de equipamentos que vão compor ou atualizar a estrutura do sistema, depreciação de máquinas e o tempo gasto em horas de trabalho para realizar pesquisas mercadológicas (relacionadas à escolha de plataformas e fornecedores).

Custos de Implementação

Em geral, essa etapa concentra a contratação de uma consultoria externa, envolvendo configurações de sistema, eventuais mudanças nos servidores e instalação de hardware e software.

Custos de manutenção e suporte

Nessa etapa, calcula-se toda a implementação de novos sistemas, funcionalidades, garantias, atualizações, licenças, recursos humanos e fornecedores externos.

Vale ressaltar, ainda, que existe a possibilidade de dividir os custos envolvidos em relação à natureza das operações. Ou seja, caso os custos sejam de ordem direta ou indireta.

Dado esse contexto, divide-se da seguinte forma:

Custos Diretos

O aspecto mais marcante desse tipo de custo é que é possível quantificá-lo. Portanto, essa categoria envolve suporte (treinamento, manuais, deslocamento, etc), aquisição de softwares (licenças, atualizações, etc), gerenciamento (sistemas e redes), comunicação (infraestrutura e taxas) e desenvolvimento de conteúdos e aplicações.

Custos Indiretos

Esse tipo de custo está diretamente ligado ao usuário final. Por isso, não pode ser quantificado. Comumente, as operações relevantes envolvem o suporte casual e o autoaprendizado ou, ainda, atividades e processos reparadores pertinentes à perda de produtividade, contratempos e paradas.

Para finalizarmos o nosso artigo sobre o que é TCO, vale a pena ressaltar uma ferramenta muito útil para realizar o seu cálculo. Estamos nos referindo à calculadora para contabilizar os ganhos que o G Suite e os serviços especializados da Qi Network podem proporcionar a sua empresa.

A solução ajuda a realizar um planejamento financeiro e a tomar decisões de gestão mais acertadas. Sua implementação em TI pode ajudar a melhorar a produtividade da equipe e levantar custos de infraestrutura de hardware e software de forma muito mais prática, eficiente e automatizada.

E você? Ainda tem alguma dúvida sobre o que é TCO? Tem alguma experiência ou dica sobre o assunto que queira compartilhar? Então aproveite os comentários para deixar a sua opinião!

QI_CTA_CardsTransformationTI