Mensurar o retorno financeiro de determinado investimento vai muito além dos números. Para os atuais CFOs, a decisão sobre quais aplicações financeiras realizar em uma organização deve estar alinhada a uma sólida estratégia de negócios, voltada para a transformação digital. Mais do que análises do ROI, os líderes financeiros devem considerar as mudanças e tendências do mercado, tendo em vista as necessidades das organizações em que atuam para aumentar o faturamento e reduzir custos.
Além de reduzir custos e estabelecer indicadores, cada vez mais os CFOs têm um papel fundamental na decisão sobre investimentos, meios de inovação e competitividade nas empresas. Nesse sentido, é essencial conhecer o potencial das novas tecnologias para conter as despesas e otimizar os recursos financeiros dos negócios.
A pesquisa CFO Survey 2018 da Deloitte indicou que muitos líderes financeiros ainda desconhecem as principais inovações que tem se destacado no mercado, como Blockchain, Inteligência Artificial, Analytics e até os serviços de Cloud Computing. O problema dessa situação, baseada em um estudo com 107 executivos de finanças no Brasil, é que os CFOs e diretores financeiros podem estar perdendo as capacidades das novas tecnologias para aumentar o faturamento e reduzir custos dos negócios.
O estudo “CFOs are the new digital apostles” da Accenture Strategy indica que quase ⅓ dos líderes financeiros entrevistados apontaram que os investimentos em tecnologias e ferramentas digitais trouxeram retornos financeiros imediatos para as empresas. Tais aplicações vão desde sistemas online em nuvem até máquinas de automação de processos e produtos. Entre os demais impactos positivos das novas tecnologias para a gestão financeira das empresas, estão:
- 86% tiveram melhor gerenciamento de riscos;
- 67% indicaram melhor precisão das previsões financeiras;
- 66% registraram melhor tomada de decisões estratégicas;
- 61% otimizaram os serviços da equipe financeira na realização de tarefas de alto valor.
Mas tal como indicado em outros artigos aqui no Blog da Qi Network e também no estudo da Accenture, apenas a inclusão de ferramentas aleatórias não é suficiente para promover a redução de custos e obter todos os benefícios da transformação digital. Os CFOs têm um papel fundamental nesse sentido, ao alinhar seus conhecimentos e habilidades para perceber o valor dos novos instrumentos e criar estratégias que possam impulsionar o crescimento financeiro das organizações.
O Relatório de Pesquisa de Orçamento de TI, publicado pela Tech Pro Research indicou que para o ano de 2019 os investimentos no setor de TI devem ser ampliados, substituindo processos antiquados das organizações por novas tecnologias. Além de aplicar recursos no aprimoramento de sistemas digitais de segurança e de hardware, os participantes do estudo indicaram o investimento em sistemas de nuvem como primordial para as empresas.