Publicado em 10 setembro 2018

Mensurar o retorno financeiro de determinado investimento vai muito além dos números. Para os atuais CFOs, a decisão sobre quais aplicações financeiras realizar em uma organização deve estar alinhada a uma sólida estratégia de negócios, voltada para a transformação digital. Mais do que análises do ROI, os líderes financeiros devem considerar as mudanças e tendências do mercado, tendo em vista as necessidades das organizações em que atuam para aumentar o faturamento e reduzir custos.


Além de reduzir custos e estabelecer indicadores, cada vez mais os CFOs têm um papel fundamental na decisão sobre investimentos, meios de inovação e competitividade nas empresas. Nesse sentido, é essencial conhecer o potencial das novas tecnologias para conter as despesas e otimizar os recursos financeiros dos negócios.

A pesquisa CFO Survey 2018 da Deloitte indicou que muitos líderes financeiros ainda desconhecem as principais inovações que tem se destacado no mercado, como Blockchain, Inteligência Artificial, Analytics e até os serviços de Cloud Computing. O problema dessa situação, baseada em um estudo com 107 executivos de finanças no Brasil, é que os CFOs e diretores financeiros podem estar perdendo as capacidades das novas tecnologias para aumentar o faturamento e reduzir custos dos negócios.  

O estudo “CFOs are the new digital apostles” da Accenture Strategy indica que quase ⅓ dos líderes financeiros entrevistados apontaram que os investimentos em tecnologias e ferramentas digitais trouxeram retornos financeiros imediatos para as empresas. Tais aplicações vão desde sistemas online em nuvem até máquinas de automação de processos e produtos. Entre os demais impactos positivos das novas tecnologias para a gestão financeira das empresas, estão:

 

  • 86% tiveram melhor gerenciamento de riscos;
  • 67% indicaram melhor precisão das previsões financeiras;
  • 66% registraram melhor tomada de decisões estratégicas;
  • 61% otimizaram os serviços da equipe financeira na realização de tarefas de alto valor.

 

Mas tal como indicado em outros artigos aqui no Blog da Qi Network e também no estudo da Accenture, apenas a inclusão de ferramentas aleatórias não é suficiente para promover a redução de custos e obter todos os benefícios da transformação digital. Os CFOs têm um papel fundamental nesse sentido, ao alinhar seus conhecimentos e habilidades para perceber o valor dos novos instrumentos e criar estratégias que possam impulsionar o crescimento financeiro das organizações. 

O Relatório de Pesquisa de Orçamento de TI, publicado pela Tech Pro Research indicou que para o ano de 2019 os investimentos no setor de TI devem ser ampliados, substituindo processos antiquados das organizações por novas tecnologias. Além de aplicar recursos no aprimoramento de sistemas digitais de segurança e de hardware, os participantes do estudo indicaram o investimento em sistemas de nuvem como primordial para as empresas.  

Como reduzir custos com a TI e obter melhores resultados com a Qi Network

A Qi Network, uma das poucas parceiras premier da Google no Brasil, oferece todo o apoio e suporte para as empresas no processo de transformação digital e migração para os serviços em nuvem do G Suite. Com a substituição de ferramentas antigas e ultrapassadas, como os softwares de licença por sistemas em nuvem, são eliminados os gastos com manutenção, suporte, armazenamento físico e renovação dos programas. Com as ferramentas em nuvem, os funcionários da organização ganham maior produtividade e eficiência ao realizar suas tarefas, gerando impacto direto no faturamento da empresa.

Além da otimização de tempo e diminuição de gastos, com o apoio da Qi Network os líderes empresariais e CFOs podem traçar estratégias para os negócios, buscando ampliar a competitividade de mercado a curto, médio e longo prazo. Esse planejamento envolve a adoção de instrumentos que proporcionam uma maior maturidade digital das organizações, incluindo aspectos financeiros e culturais da empresa.

Por meio dos serviços da Qi Network, os líderes empresariais e demais colaboradores recebem treinamentos, acompanhamento e suporte para efetuar a transição de processos tradicionais para implantação de novas práticas e ferramentas digitais. Para os líderes CFOs, esse tipo de serviço implica em otimização de recursos, melhor aproveitamento da mão de obra interna e aceleração das estratégias para reduzir os custos.

Os especialistas da Qi Network trabalham em conjunto com os líderes e colaboradores das empresas para otimizar tarefas e alcançar o sucesso esperado em um cenário cada vez mais competitivo. Entre em contato agora e solicite uma apresentação dos nossos serviços e obtenha todos as vantagens das ferramentas em nuvem do G Suite.