Publicado em 22 Março 2018

O custo de certas soluções não cabe no seu orçamento?

Partir para o uso de software pirata pode parecer algo tentador, mas, é necessário resistir a isso. Afinal, tal ação colocará a empresa em sérios riscos que podem comprometer os seus resultados.

Com a popularização da internet e a melhora na velocidade das conexões, tornaram-se comuns os métodos para destravar softwares pagos e contar com suas funcionalidades completas.

À primeira vista, tal cenário pode parecer bastante vantajoso para quem não quer gastar ou não dispõe de um grande orçamento. Todavia, a integridade dos arquivos digitais da sua empresa ficará comprometida com o uso de software pirata.

Se você não garantir a qualidade de seus dados, será impossível causar uma boa impressão junto aos clientes, o que, invariavelmente, acarretará em prejuízos para o seu negócio. Afinal, você poderá, até mesmo, ser obrigado a pagar uma multa bastante severa! Abordamos, a seguir, os mais graves riscos que você correrá se optar pela utilização de sistemas ilegais. Boa leitura.

Pagamento de multas

De acordo com a legislação vigente, toda empresa deve utilizar apenas programas e produtos originais em sua estrutura. O uso de software pirata, portanto, fará com que o seu negócio esteja contra a lei.

Você sabia que a lei brasileira também prevê penalidades para o uso de aplicativos que não são originais? A Lei 9.610/1998 prevê a aplicação de multa de até 10 vezes o valor original do software. É uma representação fiel de que “o barato sai caro”.

Prejuízos à reputação

A credibilidade que você transmite aos seus clientes é um dos fatores determinantes para o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Quando falta credibilidade, fica muito mais difícil convencer o público do valor de seus produtos ou serviços.

Por ser uma prática ilegal, o uso de software pirata danifica a imagem da sua organização, fazendo com que ela seja vista como uma empresa que não segue regras e adota práticas antiéticas.

Riscos à segurança da informação

Na maioria das vezes, o uso de software pirata abre diversas portas para vulnerabilidades nos computadores da sua empresa. Isso ocorre porque os métodos usados para destravar as funcionalidades costumam deixar essas brechas como efeito colateral.

Uma empresa que não pode garantir a segurança dos seus dados internos não conseguirá trabalhar adequadamente e colocará as suas entregas em risco. Logo, ficará aparente para os clientes que os seus dados podem estar comprometidos.

Instabilidades futuras

Os programas piratas, em geral, não podem receber atualizações, uma vez que, com elas, param de funcionar. Esse é outro aspecto em que a segurança da sua empresa fica comprometida, pois, não será possível obter correções importantes.

Além disso, não poder contar com atualizações poderá causar instabilidades no sistema e, até mesmo, comprometer a qualidade dos seus processos. Todo software deve ser periodicamente atualizado para funcionar corretamente.

Uma ótima solução para eliminar o uso de software pirata na sua empresa é contar com a estrutura do G Suite. Ele é capaz de substituir uma série de aplicativos mais caros, reunindo e-mail, agendaeditor de textos, planilhas e slides, entre outros. Como tudo é hospedado na nuvem, não é necessário instalar ou atualizar os softwares.

Que tal experimentar essa possibilidade? Entre em contatoEntre em contato conosco!

QI_CTA_eBook21_CloudComputingSeguranca